A Brookfield Asset Management do Canadá está liderando um grupo de investidores, incluindo a empresa estatal de investimentos de Cingapura Temasek Holdings, para adquirir uma participação de 53,32% na desenvolvedora francesa de energia renovável Neoen, com planos para uma aquisição de 100% da empresa sediada em Paris.

A Brookfield está em negociações para comprar o controle acionário dos principais acionistas da Neoen, Impala, uma empresa francesa controlada pelo bilionário Jacques Veyrat, Fonds Stratégique de Participations (FSP) e pelo CEO da Neoen, Xavier Barbaro, por 39,85 euros (US$ 43,1) por ação. A FSP é propriedade de sete seguradoras francesas, incluindo BNP Paribas Cardif, Credit Agricole Assurance e Natixis Assurances.

A Brookfield e seus sócios comprarão então o restante das ações da Neoen pelo mesmo preço.

A Brookfield, com sede em Toronto, anunciou o plano em um comunicado.

O acordo avalia a Neoen em mais de 6 bilhões de euros. A sua capitalização de mercado pouco antes do anúncio do negócio era de 4,8 mil milhões de euros. A empresa está listada na Euronext Paris.

De acordo com Connor Teskey, CEO de energia renovável e transição da Brookfield, a Neoen “tem uma das maiores plataformas de desenvolvimento de energia renovável do mundo”.

“A aquisição da Neoen fortalece ainda mais a escala global da Brookfield, ao mesmo tempo que se diversifica nos principais mercados de energias renováveis ​​e acrescenta experiência em tecnologia de armazenamento de baterias”, diz ele.

A Neoen tem um portfólio de 8.000 megawatts de ativos eólicos, solares e de armazenamento em operação ou em construção, juntamente … leia mais em Asia Asset Management 03/06/2024