De dez empresas do segmento que abriram capital neste ano, seis têm quedas expressivas.

O frenesi de investidores, meses atrás, na busca por ações de grupos digitais e de tecnologia, novatas na bolsa, minguou. Há quedas de até 60% nos preços de alguns desses papéis desde a abertura de capital das companhias neste ano, um desempenho bem pior que o do Ibovespa – e não apenas pelos fatores que vem arrastando a bolsa. Há uma conta que os próprios estreantes têm de encarar agora.

Levantamento do Valor mostra que foram captados R$ 8,8 bilhões em IPOs (ofertas públicas iniciais) ou ofertas subsequentes nesses segmentos desde o início do ano. Das dez empresas que abriram capital nesse intervalo, seis tiveram quedas de 23,6% a 65,2%.

Já o Ibovespa sofreu perdas entre 5,5% e 8,8% – esse índice varia porque considera o desempenho após a oferta de cada empresa. As maiores diferenças entre variação do papel e do índice são da Enjoei, plataforma de vendas on-line, e da Mobly, site de móveis e decoração. A lista também inclui a Allied, que, apesar de ter um braço digital em expansão, é forte em logística ao varejo, fator que costuma pesar favoravelmente nas análises…Leia mais em valoreconômico 30/09/21