Sam Bankman-Fried, cofundador da exchange de criptomoedas FTX, que acabou de assinar um acordo com a BlockFi, disse que está aberto a explorar aquisições no setor de mineração de criptomoedas.

O movimento ocorre em um momento em que as empresas de mineração de bitcoin estão enfrentando dificuldades crescentes. O bilionário do setor cripto está considerando adquirir empresas de criptomoedas problemáticas para conter o potencial contágio de crédito em meio ao prolongado bear market.

“Quando pensamos na indústria de mineração, eles desempenham um papel na possível propagação do contágio, na medida em que há mineradores que garantiam empréstimos com suas plataformas de mineração”, disse Bankman-Fried na sexta-feira em entrevista. “Pode surgir uma oportunidade realmente atraente para nós – definitivamente não quero descartar essa possibilidade.”

Bankman-Fried atuou como credor de último recurso durante o recente colapso das criptomoedas, com sua empresa comercial, Alameda Research, fornecendo linhas de crédito para a Voyager. Ele parou quando se tratou da Celsius Network, recusando um pedido de resgate da companhia de empréstimos, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto que pediu para não ser identificada porque a informação é privada.

Embora a mineração de criptomoedas não se encaixe na estratégia principal da FTX, Bankman-Fried está analisando se existem “mineradores subaquáticos” que podem ter algum impacto no balanço patrimonial das empresas de empréstimo de criptomoedas, disse ele. Na sexta-feira, sua exchange assinou um acordo para injetar capital na BlockFi com a opção de comprar a empresa de empréstimos de criptomoedas por até US$ 240 milhões.

O mercado em baixa tornou difícil para os mineradores de criptomoedas levantar capital e pagar dívidas decorrentes de sua expansão agressiva nos últimos dois anos. … saiba mais em Valor Econômico 01/07/2022