A FCJ, maior venture builder da América Latina, e a Board Academy, edtech de formação e desenvolvimento de conselheiros consultivos, anunciam com exclusividade ao Startupi que se uniram para criar uma venture builder do segmento de governança corporativa. O anúncio foi feito durante o Corporate Venture Summit, evento realizado pela venture builder para fomentar discussões e negócios do setor.

A governança corporativa vem ganhando protagonismo no país, uma vez que a transparência e o relacionamento com o público interno e externo se tornaram pontos de grande relevância para stakeholders. “Com a Board Ventures, impactaremos e levaremos nosso propósito de maneira mais ampla para empresas e indivíduos e ampliaremos as possibilidades para as pessoas colocarem os aspectos da governança corporativa em prática”, diz Farias Souza, chairman e CEO da Board Academy.

A Board Ventures está de olho em legaltechs, edtechs e fintechs capazes de dar suporte às boas decisões empresariais direta ou indiretamente. A tese da venture builder se baseia nos quatro grandes pilares da nova economia: aplicações, como IA, SaaS e Big Data; blockchain, com cibersegurança e validação de documentos; educação, por meio de programas e plataformas digitais; e governança, considerando soluções de assessment, conselhos digitais e lean governance.

Governança Corporativa: FCJ e Board Academy se unem
Imagem/Board Academy

Governança Corporativa traz inovação dos processos

Para Eduardo Gomes, conselheiro da Board Academy, a governança corporativa traz uma necessidade: a inovação dos processos. “Devemos devotar nosso tempo como conselheiros com a construção de novas inovações, uma vez que cada segmento de mercado tem suas necessidades específicas, mas com pouca governança formalizada”.

A Board Ventures oferecerá às startups selecionadas para seu portfólio acesso ao mercado, a uma rede de investidores e conselheiros, networking global, acompanhamento até rodadas de captação Série A/B, entre outros benefícios.

Para as médias empresas, a nova venture builder facilitará a adoção das práticas de compliance e governança corporativa, o que trará maior segurança nas decisões empresariais, maior integridade diante do público interno e externo, melhora da qualidade financeira, além do alcance de metas e novos objetivos.

“Haverá mais pessoas envolvidas, apoiando, investindo, desenvolvendo a inovação e a governança corporativa… Usaremos a experiência das pessoas para impactar mais gente”, finaliza o CEO da Board Academy.

“A governança corporativa tem sido um tema cada vez mais mais relevante nas corporate venture builders e startups que compõem o grupo FCJ e, sem dúvida, essa aproximação com a Board Academy nos colocará em outro estágio de maturidade”, comenta Paulo Justino, CEO da FCJ Venture Builder… leia mais em Startupi 01/12/2022