À medida que novos regulamentos forem introduzidos no mercado de seguros indiano, haverá mais jogadores entrando em campo e poderá resultar em fusões e aquisições, de acordo com o Sr. Anil Kumar Aggarwal, diretor administrativo e CEO da Shriram General Insurance Company.

Em uma entrevista à Agência de Notícias Indo-Asiática, o Sr. Aggarwal diz que a indústria de seguros da Índia está testemunhando um tremendo crescimento devido ao aumento da renda, ao aumento da conscientização e aos desenvolvimentos tecnológicos no setor. O ano de 2022 foi um dos melhores anos para o setor de seguros em geral.

Seguros

A indústria de seguros indiana também viu várias mudanças no comportamento e na atitude do consumidor em relação ao seguro por causa da pandemia de COVID-19, que afetou todos os ramos, incluindo saúde, automóveis e seguros de automóveis.

Experiência digital

Após a COVID-19, os clientes esperam uma melhor experiência digital das seguradoras. Além disso, há uma demanda crescente entre os millennials por seguros cibernéticos, diz Aggarwal.

As InsurTechs também estão desempenhando um papel importante no aumento da demanda por seguros comerciais. Após a pandemia, o setor de seguros redefiniu seus padrões de trabalho para lidar com a situação do mercado. Os prêmios de seguro automóvel estão aumentando após a pandemia.

As InsurTechs estão aproveitando tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina (ML), big data e Internet das Coisas (IoT) para melhorar os processos de seguro, criando uma grande mudança.

Regulamentos

Enquanto isso, o IRDAI tem introduzido várias novas medidas regulatórias que têm o potencial de acelerar o crescimento dos negócios das seguradoras e aprofundar a penetração de seguros na Índia, diz o Sr. Aggarwal.

Por exemplo, as decisões do IRDAI este ano de aumentar o número máximo de limites de ligação para agentes corporativos e empresas de marketing de seguros criaram uma onda positiva visando o crescimento setorial geral. Isso estabeleceu um caminho suave para companhias de seguros, agentes corporativos e empresas de marketing de seguros e amplia as opções para os segurados.

Além disso, a estrutura do IRDAI, como o procedimento Regulatory Sandbox/Use and File, também fornecerá às seguradoras o espaço para testar produtos inovadores de maneira controlada. “O aumento do período de experimentação de seis meses para 36 meses nos ajudará a melhorar os resultados dos testes”, disse Aggarwal.

A solução única da IRDAI, a plataforma Bima Sugam, fornecerá comparações imparciais aos clientes e provavelmente mudará os padrões de compra de seguros. “Será um grande divisor de águas para o usuário final e as empresas também terão uma vantagem”, disse ele.

Olhando para o futuro

Comentando sobre os próximos desenvolvimentos, o Sr. Aggarwal disse: “O governo indiano propôs mudanças nas duas leis de seguros — Lei de Seguros de 1938 e Lei da Autoridade Reguladora e Desenvolvimento de Seguros, 1999.

“Propõe eliminar a disposição da Lei de Seguros que menciona o capital mínimo de INR100 crore (US$ 12,1 milhões) para companhias de seguros de vida, gerais e de saúde e INR200 crore para negócios de resseguros. A remoção do requisito mínimo de capital convidará muitas seguradoras micro e regionais a entrar no setor de seguros.

“Outra proposta é fornecer uma licença composta às seguradoras que permitirá que as companhias de seguros de vida vendam produtos não-vida e vice-versa. Isso ajudará as empresas a vender uma combinação de produtos que atendem às necessidades dos clientes e inovando novos produtos. O desafio aqui é combinar os diferentes conjuntos de habilidades necessárias para lidar com portfólios totalmente diferentes.

“O governo também propôs que as seguradoras fossem autorizadas a vender outros produtos financeiros que devem ser vistos como uma oportunidade para os agentes de seguros se tornarem um único ponto de conexão para os clientes que buscam produtos financeiros, bem como uma medida para protegê-los de riscos imprevistos.”.. Leia mais em asiainsurancereview 06/01/2023