Existem inúmeros modelos de negócios na internet e isso pode ser avassalador para muitas pessoas.  Navdeep Yadav autor do texto que descreve  os vários modelos de negócios, é um apaixonado por Startups e captação de recursos, e também fundador da Addfloat.com. Portanto, se você deseja iniciar sua startup, o autor acredita que será um desses 31 modelos de negócios.

Quais são os diferentes tipos de startups?

1. Modelo de Negócios Freemium (Freemium = Gratuito + Premium)

O modelo de negócios freemium permite que os usuários utilizem recursos básicos de um software, jogo ou serviço “gratuitamente” e, em seguida, cobram por “atualizações” para o pacote básico. A ideia aqui é fornecer aos usuários uma versão básica, funcional e gratuita do seu produto ou serviço. O Google Drive e o Dropbox , oferecem 15 GB e 2 GB de espaço livre, mas cobram um prêmio se você comprar algum espaço adicional.

2. Modelo de Negócios de Assinatura

Os modelos de negócios de assinatura são baseados na ideia de vender um produto ou serviço para receber receita de assinatura recorrente mensal ou anual.

Exemplos: Tinder, Netflix, Shopify, etc.

É o próximo passo para o modelo de negócios Freemium somente se um cliente estiver interessado em pagar mensalmente por um produto para usar alguns recursos premium.

 

3. Modelo de negócios do mercado

É um tipo de site de comércio eletrônico ou aplicativo móvel onde produtos ou serviços são vendidos a clientes com vendedores terceirizados.

Exemplos – Amazon, Fiverr etc.

Amazon tem um vendedor terceirizado que vende seu produto em sua plataforma.

O Fiverr possui freelancers que prestam serviços específicos como design gráfico.

4. Modelos de negócios do agregador

No modelo de negócios agregador, o serviço é entregue aos clientes sob sua marca.

Exemplo: Uber, Airbnb, etc.

Os agregadores têm uma pequena diferença entre os modelos de negócios do Marketplace e do agregador. Marketplaces como Amazon e Fiverr conectam fornecedores e clientes e reduzem a receita (10% a 20%) desses fornecedores.

Um agregador como Uber e Airbnb Integra esses fornecedores e oferece ofertas sob suas marcas.

5. Modelo de negócios de pagamento conforme o uso

Esta é uma estratégia de preços em que os usuários pagam com base em quanto consomem. É amplamente utilizado por empresas de computação em nuvem.

Exemplo: Google Cloud Platform (GCP), Amazon Web Service (AWS)

Por exemplo, a Amazon Web Services (AWS) é uma subsidiária da Amazon que oferece mais de 200 serviços em nuvem, cada um com seu próprio sistema de preços de pagamento conforme o uso.

“Resumindo, quanto mais você usa, mais você paga”

O modelo de negócios de pagamento conforme o uso é usado quando é difícil agrupar os clientes em alguns níveis de preços.

6. Modelo de negócios de taxa por serviço (FFS)

O modelo de negócios da FFS é baseado em cobrar dos clientes uma taxa fixa e variável para cada pagamento bem-sucedido.

Exemplo: Stripe, Paypal e PayU

O Stripe cobra 2,9% + 30¢ por transação de pagamento executada com sucesso. Essas empresas fornecem um gateway de pagamento para aceitar o pagamento do cliente e, em seguida, liquidar o dinheiro em um número de conta comercial.

7. Modelo de negócios EdTech

No modelo de negócios da edtech, você ganha dinheiro vendendo conteúdo ou fornecendo ensino como serviço ao usuário final.

Tipos de modelos de negócios em edtech

Assinatura Freemium — Quando o conteúdo do curso é gratuito, mas você precisa pagar pelo certificado do curso, por exemplo, Coursera

Assinatura de avaliação gratuita — Quando você oferece uma avaliação gratuita seguida de uma assinatura mensal ou anual, por exemplo, SkillShare

Marketplace — Modelo de autoatendimento em que você escolhe o que deseja aprender com o mercado aberto.

Modelo de negócios de receita de anúncios — O produto principal é gratuito e a empresa gera dinheiro exibindo anúncios para a enorme base de usuários que eles têm.

8. Modelo de negócios Lock-in

‘Lock in’ visa criar uma barreira para os clientes mudarem de sua marca ou oferta e, em vez disso, passarem para uma oferta concorrente.

Ele usa uma combinação de custos de troca crescentes ou o esforço de transferência (soft lock-in) ou a experiência ou incentivos superiores da marca

Exemplo: Apple, SAP etc.

A Apple vende um iPhone para você e, em seguida, bloqueia você com seu ecossistema com outro hardware (Watch, Airpod) e serviço de plataforma como Apple Store, Apple Music, nuvem, etc.

9. Modelo de negócios de licenciamento de API

Uma interface de programação de aplicativos, ou simplesmente uma API, é uma ferramenta que permite que aplicativos de terceiros se comuniquem com seu serviço.

Uber e Airbnb usam APIs do Google Maps em seu aplicativo móvel para facilitar a navegação.

Exemplo: Twilio (SMS), Sendgrid (E-mail), APIs do Google Map (Mapa) etc

Aqui estão os diferentes tipos de modelo de negócios de APIs

  1. Gratuito: O modelo de negócios mais simples baseado em API que permite que desenvolvedores de aplicativos acessem APIs livremente.
    Por exemplo, Facebook e Google Tradutor.
  2. Desenvolvedor Pays: Este modelo opera de uma forma em que os desenvolvedores de aplicativos têm que pagar pelos serviços prestadosEx AWS, Twilio, Github, Stripe etc.
  3. O desenvolvedor é pago: são os desenvolvedores pagos ou distribuidores de conteúdo que estão distribuindo as APIs usando seu conteúdo.
    Ex Adsense, afiliado da Amazon etc

10. Modelo de negócios de código aberto

Software de código aberto é um software com código-fonte que qualquer pessoa pode inspecionar, modificar e aprimorar para uso pessoal.

Exemplo: Andriod, Java, Firefox etc.

Em 2018, o Google pagou US$ 435,702 milhões à Mozilla pelo Google como seu mecanismo de pesquisa padrão.

Aqui estão seis maneiras de como o software de código aberto ganha dinheiro.

  1. Suporte pago — O mantenedor do projeto tem muito conhecimento sobre a base de código e pode cobrar pela personalização.
  2. Software as a Service (MongoDB Atlas) — Oferece uma solução de banco de dados completa para ferramenta de monitoramento gratuita, mas paga.
  3. Modelo de núcleo aberto — Melhor alternativa de GUI (estúdio R) para projetos de código aberto.
  4. Patrocinadores do GitHub — 100% dos patrocínios vão para os desenvolvedores.
  5. Solicitações de recursos pagos — seja pago para criar extensões de código aberto para produtos existentes

11. Dados como modelo de negócios

Se o aplicativo ou algoritmo coleta dados dos clientes para melhorar o sistema ou monetizá-lo agregando valor a outras empresas.

Um popular aplicativo de check-in gratuito Foursquare permite que os usuários compartilhem suas localizações nos check-ins.

Mais tarde, eles compilaram bancos de dados maciços para ajudar empresas de varejo como a Starbucks a encontrar grupos de usuários para abrir novas lojas.

12. Modelo de Negócios Blockchain

Blockchain é uma tecnologia de contabilidade distribuída que permite que outras empresas e negócios implantem seus contratos inteligentes sem qualquer autoridade central, como AWS, Digital ocean, etc.

Exemplo: Ethereum, Solana, Alquimia etc.

Tipos de modelos de negócios Blockchain

  1. Economia de Token ou Modelo de Negócios de Token de Utilidade é quando uma empresa emite algum token como um dos mecanismos para recompensar o minerador ou detentor do token. Exemplo: Solana e Ethereum
  2. P2P Blockchain Business Model — O blockchain peer-to-peer (P2P) permite que os usuários finais interajam diretamente uns com os outros. Exemplo — IPFS
  3. Blockchain As A Service Business Model (Baas) — BaaS é fornecer serviços de ecossistema comoMicrosoft (Azure) e Amazon (AWS), mas no espaço da web 3. Exemplo: Bitcoin e Ethereum, ou seja, Ethereum Blockchain as a Service (EBaaS).
  4. Agregadores baseados em Blockchain — AWS para blockchain, o que significa que você simplesmente fará uma chamada de API para seu blockchain favorito e poderá usar esse serviço. Exemplo: Alchemy é um provedor de nós para uma variedade de blockchains.

13. Modelo de negócios da Freeterprise

No modelo de negócios freeterprise (livre e empresarial), as contas profissionais gratuitas são direcionadas para o funil por meio do produto gratuito e posteriormente convertidas em uma conta B2B/empresarial.

Algumas empresas usam a colaboração como motor de crescimento no modelo Freeterprise

Você pode começar a partir de uma única conta profissional gratuita e colocar uma organização inteira nela, para transformá-la em uma empresa.

14. Modelo de negócios da lâmina de barbear

É amplamente utilizado em itens de hardware onde um item é vendido a um preço baixo ou com perdas e gera lucros de recargas ou complementos.

A Sony vende o console Playstation com prejuízo, mas compensa vendendo jogos e cobrando por serviços online.

Benefícios da abordagem Razor-Razorblade

  1. Reduz o risco do cliente de experimentar o produto
    Permite que os clientes experimentem os produtos e serviços sem um custo inicial substancial
  2. .O fluxo constante de receita do produto
    Potencialmente resultando em vendas muitas vezes superiores às despesas iniciais.

15. Modelo de negócios direto ao consumidor (D2C)

No modelo de negócios D2C, a marca elimina o intermediário e vende seu produto diretamente ao consumidor final de seu site usando um parceiro logístico terceirizado.

As marcas que usam o modelo de negócios D2C só podem se expandir usando canais online como sites, marketplaces (Amazon, eBay) etc.

Benefícios de usar o modelo de negócios D2C

  • Sem intermediários = Maior controle sobre os lucros
  • Obtendo acesso a dados de clientes mais direcionados – Demográficos, Geográficos.
  • Mais espaço para testes de produtos
  • Um maior grau de personalização em sua linha de produtos – menos estoque

16. Modelo de negócios Private Label vs White Label

Um produto de marca própria/marca branca é fabricado por um fabricante terceirizado ou contratado e vendido sob o nome da marca. A maioria dos produtos eletrônicos da Amazon são fabricados na China e são rotulados em branco sob alguma marca.

As marcas especificam sua quantidade de produto com o rótulo de design e o resto é cuidado pelo fabricante do contrato

17. Modelo de negócios de franquia

Aqui, o franqueado (proprietário da loja) está usando a marca registrada, a marca e o modelo de negócios de um franqueador (empresa). Este modelo de negócios é amplamente utilizado por restaurantes de serviço rápido (QSR) como Subway, Domino, Burger King etc. Abrir seu restaurante aumenta o risco de fracasso, portanto, muitas pessoas optam por fazer uma franquia.

18. Modelo de negócios baseado em anúncios

Usado por gigantes de mídia social e mecanismos de pesquisa que usam seu mecanismo de pesquisa e dados de interesse para exibir anúncios.

Exemplos são Google, Meta, TikTok e Snapchat

Ele mantém os usuários fora da equação para que eles não paguem pelo serviço ou produto oferecido, por exemplo, os usuários do Google não pagam por pesquisas.

Em troca, eles coletaram os dados e, em seguida, hiperpersonalizaram esses anúncios para garantir que gerassem o máximo de receita para o negócio.

19. Modelo de negócios do Octopus

É uma estratégia de negócios de diversificação onde cada unidade de negócios, como o tentáculo de um octopus, funciona de forma independente, mas está conectada ao corpo principal.

Exemplo: Oyo

OYO é o Airbnb para a Ásia que opera em tudo, desde hotel, co-working, co-living, casas de férias etc.

20. Modelo de negócios transacional

A receita é gerada pela venda direta de um item ou serviço a um cliente.

Amplamente utilizado por sites de comércio eletrônico ou qualquer outro produto que você compre online.

21. Modelo de negócios Peer-to-peer (P2P)

Em um modelo de negócios P2P, dois indivíduos interagem para comprar e vender bens e serviços diretamente um com o outro, sem terceiros ou usando uma plataforma.

22. Empréstimos P2P como modelo de negócios

No modelo de negócios de empréstimo Peer-to-peer (P2P), um indivíduo particular (“P2P Lender”) empresta/investe ou toma dinheiro emprestado de outro indivíduo privado (“P2P Mutuário”).

Isso também é conhecido como “empréstimo social”, pois permite que os indivíduos emprestem e tomem emprestado dinheiro diretamente uns dos outros sem o uso de uma instituição financeira oficial como intermediário.

23. Modelo de negócios de corretagem

As empresas de corretagem geralmente cobram uma comissão ou taxa de uma ou ambas as partes em troca dos serviços prestados.

  1. Modelo de combinação de compra/venda – Eles combinam transações de compra e venda e recebem uma comissão sobre isso
    Exemplos: – Corretores financeiros, corretores de seguros etc.
  2. Modelo de anunciante classificado – esses corretores cobram uma taxa de um anunciante com base no tempo, local, tamanho ou natureza de um anúncio. Exemplo: – Craiglist

24. Modelo de negócios de envio direto

Dropshipping é um modelo de varejo de comércio eletrônico que permite que as lojas vendam produtos sem manter nenhum estoque físico.

Quando um cliente faz um pedido, atende ao pedido de um fornecedor terceirizado e parceiros logísticos.

Os principais elementos do modelo de negócios Dropshipping

– Varejista – Portfólio de produtos e experiência do cliente
– O cumpridor – Gerenciando, enviando e atendendo pedidos
– O cliente – compra o pedido

Vantagens do envio direto

  • É necessário menos capital (baixa sobrecarga – sem estoque ou armazenamento)
  • Fácil de começar (menos de $ 100)
  • Local de trabalho flexível
  • Mais fácil de testar um novo produto

25. Espaço como Modelo de Negócios de Serviço

Baseia-se na ideia de uma economia compartilhada que oferece aos millennials a flexibilidade de viver ou trabalhar em espaços compartilhados sem a dor de cabeça de propriedade ou arrendamento.

Empresas como a WeWork atuam como uma camada intermediária entre o setor imobiliário, conformidades legais, manutenção e reparo para negócios.

26. Modelo de negócios 3PL de logística de terceiros 

No modelo de negócios 3PL, a empresa terceiriza a distribuição, armazenamento e atendimento de seus produtos para uma empresa de logística externa que realiza esses processos em seu nome.

Os parceiros 3PL lidam com entrada e saída com armazenamento, atendimento e devoluções de determinadas mercadorias mediante o pagamento de uma taxa.

A logística de entrada refere-se à compra e organização do transporte de produtos dos fornecedores para o seu armazém.

A logística de saída refere-se ao fluxo de itens através da linha de produção de uma empresa, armazém e, finalmente, para o cliente.

27. Entrega Last Mile como modelo de negócios

A última milha também está entrelaçada com o sob demanda e geralmente tem um ciclo de pico, especialmente à noite.

28. Modelo de negócios de afiliados

O marketing de afiliados é uma estratégia lucrativa de promover produtos de outras empresas e cobrar comissões por cada venda.

A entrega de última milha consiste no conjunto de atividades em uma cadeia de suprimentos que levará o serviço e o produto ao cliente final.

Tenho certeza de que seu youtube favorito está usando esses links curtos da Amazon para obter 5% de cada venda que vem desses links.

Vantagens de usar o modelo de negócio Afiliado

  • Ele permite que muitos profissionais de marketing independentes comercializem em seu nome e recebam uma taxa ou comissão de sucesso.
  • Traga transparência ao sistema, pois os influenciadores recebem um link de rastreamento exclusivo e um painel online para ver seus ganhos.
  • Tenha acesso a materiais promocionais e conheça as últimas ofertas.

29. O modelo de negócios de bens virtuais

Isso também é conhecido como a compra no aplicativo em que você era obrigado a fazer compras no aplicativo para um produto intangível.

Um produto consumível é como comprar moeda em um jogo que acabará no devido tempo.

Um produto não consumível é aquele em que um usuário pode adquirir um benefício permanente sem a necessidade de comprá-lo repetidamente.

30. Modelos de negócios de kitchen na nuvem

Também conhecido como Ghost Kitchens, Dark Kitchens, Black Box Kitchens etc.

Um restaurante que vende refeições exclusivamente por meio de canais de delivery.

31. Modelo de negócios de crowdsourcing

Crowdsourcing = Crowd atua como fonte para uma plataforma específica.

Em um modelo de negócios de crowdsourcing, você recebe voluntariamente ajuda de pessoas de todo o mundo, sem precisar contratá-las como funcionários regulares.

Tipos de plataformas de crowdsourcing

  1. Software de código aberto
    Permite que os desenvolvedores acessem o código-fonte do software para modificá-lo ou melhorá-lo. Exemplo:- Sistemas operacionais Linux e navegadores Firefox
  2. Crowdfunding – Crowdfunding seria basicamente, sem exemplo de expectativas – O fone de ouvido oculus… leia mais em Navdeepyadav 08/10/2022