O setor FinTech testemunhou em 2023 uma desaceleração na atividade de negócios, com empresas em todo o mundo adotando uma abordagem cautelosa em relação a fusões e aquisições (M&A).

No primeiro semestre do ano, foram registradas apenas 128 operações de M&A, contra 248 e 188 no primeiro e segundo semestres de 2022.

Apesar da, as empresas continuam interessadas em explorar opções e aguardam com expectativa potenciais negócios quando as condições de mercado melhorarem. De acordo com a S&P Global Market Intelligence, vários segmentos de FinTech, incluindo pagamentos, software de gestão de tesouraria e divisões corporativas, estão a atrair interesse em fusões e aquisições (F&A).

Vejamos quatro desses anúncios feitos este mês:

Klarna vende sua solução Checkout

Klarna está vendendo sua solução de checkout online para um grupo de investidores liderado por Kamjar Hajabdolahi, CEO e sócio fundador da BLQ Invest. A venda da KCO permitirá à Klarna concentrar-se no seu negócio principal e nos métodos de pagamento flexíveis, que oferece em conjunto com vários prestadores de serviços.

Lançado em 2012, o Klarna Checkout trabalha diretamente com os comerciantes para ajudá-los a oferecer opções de pagamento BNPL. O negócio é bem sucedido nos países nórdicos, com uma quota de mercado de 20% que subiu para 40% na Suécia.

Ageras adquire FinTech Shine

Ageras assinou um acordo exclusivo com a Societe Generale para adquirir a PME francesa FinTech Shine. Com a aquisição, a Ageras pretende reforçar a sua posição como fornecedor de software bancário e de contabilidade para PME, expandindo a sua presença em França. A região tem sido um mercado central para a FinTech dinamarquesa desde a sua entrada em 2021 com a aquisição do software de faturação pan-europeu Zervant.

Natwest compra negócio bancário da Sainsbury

O Grupo Natwest está pronto para comprar o negócio bancário de varejo da Sainsbury’s, à medida que a empresa de supermercados se retira do setor para se concentrar nos alimentos. O negócio, no valor de US$ 3,2 bilhões, inclui o cartão de crédito pendente da Sainsbury, empréstimos pessoais sem garantia e contas de poupança.

A medida aumentará os activos e as contas de clientes do NatWest, alinhando-se com a estratégia do banco para expandir as suas operações bancárias de retalho.

Shift4 compra Vectron e Revel Systems

Shift4, especialista em pagamentos integrados e tecnologia de comércio, adquiriu uma participação majoritária na Vectron Systems AG, um dos maiores fornecedores europeus de sistemas de ponto de venda (POS) para os setores verticais de restaurantes e hospitalidade.

FinTech Shift4 também concluiu a aquisição anteriormente anunciada da Revel Systems. A Revel tem mais de 18.000 locais comerciais nos EUA e internacionalmente, representando uma oportunidade de pagamento de US$ 17 bilhões….. leia mais em IBS Intelligence 01/06/2024