xadrez, um unicórnio fintech conhecido por suas APIs que conectam contas bancárias de consumidores a aplicativos financeiros, anunciou hoje que está comprando Cognito. O preço é de cerca de US$ 250 milhões, pagos em uma mistura de dinheiro e ações, segundo o TechCrunch, embora não possamos descobrir a combinação exata de cada um.

O acordo destaca para onde a Plaid está indo em sua forma pós-Visa. Lembre-se de que a empresa já pretendia se vender para a gigante do crédito ao consumidor antes que o acordo esbarrasse em um muro regulatório; desde então, a Plaid levantou capital e expandiu sua avaliação por um fator de cerca de quatro.

A Cognito é uma compra interessante para a Plaid, oferecendo serviços de verificação para o mundo das fintechs, que é diferente do que seu adquirente é mais conhecido. Na prática, o Cognito oferece verificação de identidade, além de ajuda com questões espinhosas, como conhecer as regras do seu cliente (KYC) e requisitos de combate à lavagem de dinheiro.

Se você lida com dinheiro em movimento, há trabalho a ser feito nos bastidores para garantir que seu serviço não esteja facilitando atividades nefastas, por exemplo. (A menos que, naturalmente, sua empresa se chama HSBC.) Ao comprar a Cognito – a entidade adquirente está trazendo a bordo todos os funcionários da empresa menor, incluindo seus três cofundadores – a Plaid está colocando mais serviços em cima de sua missão principal de conexões de contas bancárias de consumidores por meio de ganchos de desenvolvedor.

Leia também demais posts relacionados a Fintechs no Portal Fusões & Aquisições.

O trabalho de API da Plaid o coloca entre os consumidores e uma série de aplicativos e serviços financeiros. Isso é lucrativo, importante, e eu acrescentaria um lugar difícil de se estar – todas as coisas boas para um negócio. Mas por que simplesmente transportar dados de um lado para o outro, quando é possível fazer mais?

Lembre-se que a Plaid comprou outra startup chamada Flannel no ano passado, em o que o Insider descreveu como um impulso para o mundo dos pagamentos; a empresa, cheia de caixa externo e com patrimônio de mais de US$ 13 bilhões para usar em negócios, está aumentando sua lista de serviços que pode oferecer aos clientes…Leia mais em Teg6 20/01/2022