Retraced, a plataforma de tecnologia de rastreamento focada em ajudar a mapear a cadeia de suprimentos da indústria têxtil, arrecadou € 9 milhões. Esta startup alemã com operações em Espanha funciona como uma interface central entre fornecedores e empresas ao longo de toda a complexa cadeia de abastecimento têxtil de forma a torná-la mais transparente. Também o Retraced permite que as empresas identifiquem riscos e cumpram os regulamentos e demandas corporativas em processos de sustentabilidade e transparência.

A equipe fundadora espera atingir um recorde de 30.000 fornecedores até 2023. Atualmente, mais de 80 fabricantes internacionais de moda usam o Retraced para analisar e compartilhar todos os dados sobre seus processos de cadeia de suprimentos. A startup atua na América, Ásia e Europa, oferecendo uma solução SaaS para empresas da indústria têxtil, com foco no compliance para uma cadeia de suprimentos transparente, rastreável e automatizada. Algumas das empresas mais importantes que usam a plataforma aqui na Espanha são Desigual, Unfeigned e Brava Fabrics.

A plataforma Retraced permite que as marcas cumpram seus objetivos de sustentabilidade
Com este último investimento, a Samaipata é o principal investidor com um desembolso superior a 3M€. Além disso, a Retraced pretende usar o capital para impulsionar o desenvolvimento e a automação da plataforma, bem como uma expansão para outros mercados. Além de Samaipata, a startup tem recebido atenção de investidores locais como Alstin e F-LOG Ventures.

Imagem: Retraced

José del Barrio, Fundador da Samaipata, considera indispensável o investimento em startups que promovam a sustentabilidade: “A cadeia de abastecimento da indústria têxtil é extremamente complexa. A Retraced permite que as marcas cumpram seus objetivos e cumpram os regulamentos e demandas dos clientes em relação à sustentabilidade. Para nós, investir em soluções tecnológicas que permitam o cumprimento dos objetivos de sustentabilidade é uma prioridade, especialmente quando a equipa fundadora tem a experiência e conhecimento da indústria como o Lukas, o Philipp e o Peter.”

A Retraced está indo na direção certa, já que a maioria dos mercados desenvolvidos, incluindo EUA, França e Alemanha, adotaram medidas de conformidade mais rígidas para marcas de moda têxtil. Esta é uma das razões que levou a plataforma Retraced a “crescer 10 nos últimos 12 meses”, apontou a equipa fundadora… saiba mais em Novo Brief 09/11/2022