Ações do Manchester United disparam enquanto clube avalia venda; expectativa é por guerra de lances
A Copa do Mundo não é o único lugar para encontrar drama e reviravoltas a cada passo quando se trata de futebol. As ações do Manchester United sobem mais de 10% nas negociações de pré-mercado na Bolsa de Nova York, depois que o clube de futebol inglês disse que está avaliando opções estratégicas, incluindo uma possível venda.
O anúncio surpresa aconteceu poucas horas depois de Cristiano Ronaldo confirmar que está deixando o time por mútuo acordo após uma entrevista polêmica ao radialista Piers Morgan, na qual criticou os proprietários e o técnico Erik ten Hag.
O Manchester United, o clube de maior sucesso na história da Premier League inglesa, pertence à família americana Glazer desde 2005. Em um comunicado na terça-feira, os co-presidentes Avram Glazer e Joel Glazer disseram: “Avaliaremos todas as opções para garantir que melhor servir nossos torcedores e que o Manchester United maximize as oportunidades de crescimento significativas disponíveis para o clube hoje e no futuro”.
O conselho de administração disse que considerará todas as opções, como um novo investimento no clube, uma venda ou outras transações.
Se vender, é improvável que haja falta de ofertas. A venda do rival Chelsea no início deste ano mostrou que o interesse em possuir um clube de futebol da Premier League é forte. Um consórcio liderado pelo coproprietário do Los Angeles Dodgers, Todd Boehly, venceu a disputa, comprando o clube por 4,25 bilhões de libras esterlinas (US$ 5,05 bilhões) do oligarca russo Roman Abramovich. O Manchester United provavelmente atrairia um preço mais alto devido à sua força comercial global.
O mandato de Glazer no comando do clube de 144 anos foi prejudicado por protestos contra sua propriedade, bem como pelo declínio do sucesso em campo nos últimos anos. A equipe, que não ganha nenhum troféu desde 2017, atualmente ocupa o 5º lugar no campeonato inglês, bem longe do líder da liga, o Arsenal.
Qualquer novo proprietário em potencial, depois de desembolsar pelo clube, provavelmente precisaria investir pesadamente no time para chance de retornar à sua antiga glória… leia mais em Inteligência Financeira 23/11/2022