Acordos de fusões e aquisições no Japão atingem recorde, impulsionados por capital privado
O ano de 2024 foi o mais movimentado para fusões e aquisições relacionadas ao Japão em dados que remontam a 1985. Isso graças, em parte, aos fundos de capital privado que abocanharam negócios que estavam sendo descartados por empresas cada vez mais focadas em eficiência de capital.
O número de acordos de fusões e aquisições anunciados envolvendo um comprador ou vendedor japonês saltou 17% em relação a 2023, para 4.700, de acordo com a Recof Data, sediada em Tóquio.
Em valor, a atividade de negócios cresceu 8%, para cerca de 19,6 trilhões de ienes (US$ 124 bilhões), perdendo apenas para 2018, quando o valor foi impulsionado pelo meganegócio da Takeda Pharmaceutical para a farmacêutica irlandesa Shire. O maior negócio de 2024 foi a aquisição da seguradora americana Resolution Life pela Nippon Life, por US$ 8,2 bilhões.
O crescimento em fusões e aquisições ocorre quando o esforço da Bolsa de Valores de Tóquio para melhorar o retorno sobre o patrimônio líquido encorajou as empresas a vender negócios não essenciais ou de baixo lucro. Observadores do mercado esperam mais negócios desse tipo em 2025... leia mais em Valor Econômico 09/01/2025