A grande empresa de FMCG indiana Adani Wilmar (AWL) concordou em adquirir a fabricante local de molhos e picles GD Foods Manufacturing (Índia) para expandir seu portfólio com “produtos alimentícios de valor agregado”.

Em um registro de ações divulgado na terça-feira (4 de março), a AWL anunciou que a aquisição da GD Foods, proprietária da marca de ketchup ‘Tops’, será concluída em várias parcelas.

Na primeira parcela, a AWL adquirirá uma participação de 80% na GD Foods, com os 20% restantes a serem adquiridos nos próximos três anos.

Fundada em 1984 e sediada em Déli, a GD Foods tem um portfólio de produtos que inclui molhos, geleias, picles, macarrão e misturas instantâneas.

A fabricante de ketchup tem presença no varejo em mais de 150.000 pontos de venda, principalmente em sete estados do norte da Índia, e opera três instalações de fabricação interna.

O MD e CEO da Adani Wilmar, Angshu Mallick, disse: “A aquisição da GD Foods está alinhada com nossa visão e ampliará significativamente as ofertas da AWL para atender às necessidades em evolução das famílias indianas.

“Com oito novas categorias de produtos adicionadas ao nosso portfólio, estamos estabelecendo uma base sólida para construir uma presença formidável no mercado de produtos de valor agregado ao longo do tempo.”

No ano fiscal de 2024, a GD Foods relatou receita de Rs 3,86 bilhões (US$ 44,3 milhões), refletindo uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de três anos de 15%.

A empresa também registrou lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) de Rs 320 milhões.

A AWL declarou que a marca ‘Tops’ está entre os “3 principais” participantes na categoria de ketchup e picles de tomate da Índia, acrescentando que pretende investir mais na marca enquanto aumenta “significativamente” o alcance de distribuição de todos os produtos da GD Foods.

“Esta aquisição levará à adição significativa de produtos de margem acrescida em nosso portfólio”, acrescentou a AWL.

O vice-presidente da GD Foods, Nitin Seth, disse: “Nos últimos 40 anos, permanecemos comprometidos em entender e atender às necessidades das famílias indianas por meio de produtos inovadores.

“Agora, com a força da AWL por trás de nós, os produtos ‘Tops’ chegarão a um número muito maior de lares.”

A grande FMCG disse que pretende financiar a transação por meio de provisões internas ou receitas do IPO da empresa.

A primeira parcela do negócio deve ser concluída em 60 dias, sujeita ao cumprimento das condições habituais de fechamento.

A Adani Wilmar é uma joint venture entre o Adani Group da Índia e o peso-pesado do agronegócio Wilmar Group, sediado em Cingapura.

Seu portfólio diversificado de produtos inclui produtos básicos de cozinha, como a marca de óleo comestível Fortune, farinha de trigo, arroz e açúcar.

A AWL opera 24 unidades de produção em dez estados, incluindo refinarias, unidades de britagem e fábricas de alimentos… leia mais em Yahoo! 05/03/2025