Agilent expande ofertas biofarmacêuticas com aquisição da BIOVECTRA
A Agilent Technologies assinou um acordo definitivo para adquirir a BIOVECTRA, uma organização contratada de desenvolvimento e fabricação (CDMO) com sede no Canadá, por um valor de US$ 925 milhões. O acordo de aquisição foi anunciado em comunicado à imprensa de 22 de julho de 2024 (1).
Embora a transação ainda esteja sujeita às condições habituais de fechamento, uma vez concluída, a Agilent se beneficiará dos serviços especializados da BIOVECTRA e poderá ampliar suas ofertas em três áreas principais. Essas áreas são a expansão do portfólio de serviços através da adição de serviços de preenchimento/acabamento estéril, recursos de DNA plasmidial e RNA mensageiro e serviços de formulação de nanopartículas lipídicas; crescimento em modalidades incluindo conjugados anticorpo-droga, APIs altamente potentes e segmentos de peptídeo-1 semelhante ao glucagon; e recursos para dar suporte às necessidades de edição genética do cliente como um fornecedor de fonte única.
“Estamos ansiosos para dar as boas-vindas à BIOVECTRA na Agilent”, disse o presidente e CEO da Agilent, Padraig McDonnell, no comunicado de imprensa da empresa (1). “A empresa tem um excelente histórico de inovação e seus funcionários compartilham nosso compromisso de fornecer soluções biofarmacêuticas integradas que agreguem continuamente mais valor aos clientes. Além disso, as capacidades de fabricação da BIOVECTRA expandem ainda mais as ofertas biofarmacêuticas completas da Agilent para novos vetores de crescimento, incluindo fluxos de trabalho que integram perfeitamente instrumentação analítica, consumíveis e uma ampla gama de serviços de laboratório.”
“A BIOVECTRA está entusiasmada em ingressar na Agilent, uma empresa cuja dedicação às pessoas e aos clientes está muito alinhada com a nossa”, acrescentou Oliver Technow, CEO da BIOVECTRA, no comunicado à imprensa (1). “A BIOVECTRA dedicou quase 55 anos à busca incessante de ajudar nossos clientes a resolver problemas complexos que melhorem a vida dos pacientes. Essa combinação sinérgica de nossas capacidades com as da Agilent aumentará ainda mais o valor que podemos oferecer aos nossos clientes.”
Esta última aquisição vem na sequência do acordo de 2019, onde uma afiliada da H.I.G. A Capital, uma empresa de private equity, concluiu a aquisição da BIOVECTRA da Mallinckrodt Pharmaceuticals (2). Desde 2019, a BIOVECTRA tem buscado oportunidades estratégicas de crescimento, com a mais recente expansão de capacidades sendo realizada no início de 2024.
“BIOVECTRA e H.I.G. A Capital desenvolveu uma parceria fantástica e satisfatória. Apoiamos Oliver e sua equipe excepcional para aumentar exponencialmente o valor da empresa por meio da expansão de suas capacidades e força de trabalho, bem como criar um pipeline diversificado de clientes”, disse Mike Gallagher, diretor administrativo da H.I.G. Capital, em comunicado de imprensa (3). “Acreditamos que a Agilent é uma organização de primeira classe que ajudará a BIOVECTRA a crescer ainda mais.”
A Agilent adquirirá todos os funcionários e unidades da BIOVECTRA, localizados na Ilha do Príncipe Eduardo e na Nova Escócia, Canadá. A transação deverá ser concluída antes de 2025… leia mais em PharmTech 23/07/2024