Akamai Technologies anunciou que assinou um acordo definitivo para adquirir a empresa de segurança de interface de programação de aplicativos (API), Noname Security. Depois do comunicado de imprensa, Noname, um dos principais fornecedores de segurança de API do mercado, melhorará a solução de segurança de API existente da Akamai e aumentará sua capacidade para satisfazer a crescente demanda dos clientes e dos requisitos do mercado na medida em que o uso da API continue se expandindo. A Akamai também espera obter uma grande escala com os recursos adicionais de vendas e marketing da Noname, e as relações de canal e aliança estabelecidas.

“Os aplicativos dirigem nosso mundo, mas na medida em que proliferam os aplicativos e os usuários, eles também fazem os riscos de segurança”, disse Mani Sundaram, vice-presidente executivo e gerente geral do Grupo de Tecnologia de Segurança da Akamai Technologies. “A Akamai viu uma crescente necessidade de proteção de API, com nossos próprios dados que mostram um crescimento interanual de 109% nos ataques à API. Com a incorporação de Noname, a Akamai acredita que terá a amplitude de integrações e opções de implementação necessárias para oferecer proteção integral de API para clientes em todos os ambientes”.

Como resultado da aquisição, o executivo observou que a Akamai espera oferecer um conjunto completo de segurança de API que permita aos clientes descobrir melhor a API “à sombra” e detectar vulnerabilidades e ataques. “A oferta melhorada da Akamai espera ter mais opções de implementação para os clientes e acesso a uma carta de integrações tecnológicas que não tem rival no mercado. Akamai também planeja integrar Noname para seu uso por parte dos clientes da plataforma de aplicativos e API da Akamai pouco depois de a aquisição ter sido encerrada”.

Por sua parte, Oz Golan, diretor executivo e cofundador da Noname, indicou que o desenvolvimento da API continua proliferando à medida que os clientes priorizam suas inversões em iniciativas de modernização de aplicativos e transformação digital. “A combinação do Noname com a oferta de segurança da API da Akamai fornecerá uma solução para qualquer tipo de cliente. Independentemente de onde residem os aplicativos do cliente, eles estão no nube, de forma nativa na borda, nas instalações ou em as plataformas de outros provedores serão protegidas”.

Segundo os termos do acordo, a Akamai concordou em adquirir a totalidade das ações em circulação da Noname por aproximadamente 450 milhões de dólares, após os ajustes habituais nos preços de compra. Espera-se que o fechamento da transação, que está sujeito às condições de fechamento habituais, seja produzido no segundo trimestre de 2024.

Sundaram comentou que, para o ano fiscal de 2024, se previa que a aquisição gerasse aproximadamente 20 milhões de dólares de ingressos, dilutiva para a margem operacional no GAAP em aproximadamente 0,50%, e dilutiva para os ingressos líquidos no GAAP por ação diluída em aproximadamente 10 centavos de dólar.

Noname, com sede em San José, Califórnia, é uma empresa de capital privado. Espera-se que mais de 200 funcionários da Noname, incluindo o CEO e cofundador, Oz Golan, façam parte do Grupo de Tecnologia de Segurança da Akamai… leia mais em CTO Perú 09/05/2024