A Akua, startup de processamento de pagamentos, captou uma rodada pré-seed de US$ 4,3 milhões (cerca de R$ 24 milhões) com participação dos fundos Propel, Flourish Ventures, H20, ICVentures, Plug & Play e Rally Cap.

Recém-criada com foco na América Latina, a empresa tem três executivos de nacionalidades diferentes como cofundadores.

Um deles é o brasileiro Rodrigo Rodrigues, que dirigiu a operação global de cartões da Jeeves e liderou a divisão de fintechs e neobanks da Mastercard.

O time também conta com o uruguaio Juan José Behrend, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia de companhias como Pomelo e PedidosYa, e o colombiano Carlos Marín, ex-country manager da fintech Pomelo na Colômbia e no Peru, que agora assume o cargo de CEO da Akua.

A proposta da startup é oferecer e desenvolver infraestrutura de processamento de pagamentos nativa em nuvem e com alcance global, permitindo que qualquer empresa se torne adquirente de seus próprios pagamentos. Sua plataforma também inclui tokenização para reduzir os riscos de fraude.

O primeiro país a receber a operação será a Colômbia, com planos de expansão para os demais países da América Latina nos próximos meses.

A Akua já conta com 19 colaboradores e a captação será destinada a expandir essa equipe, com o objetivo de chegar a mais de 20 profissionais até o fim do ano.

Além disso, parte do montante será investido no desenvolvimento de um ecossistema nativo em nuvem integrado a todos canais de pagamentos, conforme reporta o Neofeed… leia mais em Baguete 23/10/2024