A empresa de brasileira Alianza Investimentos Imobiliários formou uma joint venture de data center com o fundo de riqueza de Cingapura GIC.

As empresas anunciaram nesta semana planos de investir conjuntamente R$ 2 bilhões em data centers no Brasil.

De acordo com o Metro Quadrado, o GIC será o acionista majoritário da JV.

Os fundos serão investidos em contratos de venda e arrendamento e built-to-suit. Pouco mais da metade do dinheiro já foi atribuído a acordos em negociações avançadas para instalações totalizando 40 MW, embora os detalhes não tenham sido compartilhados.

“São negócios que devemos fechar em 2025”, disse Fabio Carvalho, um dos sócios da Alianza, ao Metro Quadrado.

“Estamos entrando em ativos prontos, em operações de sale e leaseback para expansões, em contratos de longo prazo com as principais operadoras de data centers hyperscale do país”, acrescentou Ricardo Madeira, outro sócio da Alianza.

Fundada em 2011 e sediada em São Paulo, a Alianza é uma gestora de recursos que se concentra exclusivamente em investimentos imobiliários e é administrada pelo BTG Pactual. A empresa possui R$ 2,9 bilhões em ativos sob gestão, totalizando cerca de 745.000 m², incluindo escritórios, logística de última milha e data center.

A Alianza adquiriu no ano passado uma instalação da Scala em Porto Alegre em um acordo de venda e arrendamento por meio de seu fundo FII Alianza Digital Realty. O fundo adquiriu anteriormente um data center em Tamboré de propriedade da SKY Brasil, empresa de televisão de propriedade da Vrio, em outro acordo de venda e arrendamento.

A GIC é um importante investidor em imóveis. Seu investimento em data center concentrou-se amplamente em joint ventures com a Equinix para os desenvolvimentos xScale de hiperescala da empresa de colo, mas fez vários outros investimentos, incluindo a Vantage, GDS, Polymer Connected (mais tarde conhecido como SpaceDC), EdgeCore e a empresa tcheca de infraestrutura digital CETIN Group… leia mais em DCD 09/04/2025