Um raio-x do varejo brasileiro mostra que somente quatro redes operam com mais de mil lojas no país. Sãos elas: O Boticário (3.691 lojas), Ortobom (1.762), Cacau Show (1.570) e Subway (1.484).

O dado é da SBVC (Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo), entidade recém -criada por executivos, empresários e especialistas do varejo.

Essa entidade é Integrada por profissionais que vieram de institutos e consultorias do setor —como o Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivo do Varejo e do Mercado de Consumo) e a GS&MD.

São sete as redes que estão no grupo de varejistas com 500 a 999 pontos de venda no país: Lojas Americanas (856), Magazine Luiza (732), McDonald ‘s (700), Farmácias Pague Menos Drugstore (670), Óticas Carol (670), Chilli Beans (580) e Casas Bahia (500).

Segundo a entidade, ainda existe muito espaço para expansão das redes de varejo nacionais e o crescimento de redes com um número grande de lojas está muito associado ao franchising.

“A franquia tem sido no mundo todo um caminho para se buscar capilaridade na distribuição por meio de pontos de vendas exclusivos de uma marca”, informa a SBVC.

RANKING

Estudo divulgado no ano passado mostra que as 120 maiores redes de varejo do país cresceram 14,8% em termos nominais em 2012 (ou 8,6% de crescimento real, considerando inflação medida pelo INPC) e chegaram a um faturamento de R$ 326 bilhões.

A pesquisa foi realizada em parceria da PwC com o Ibevar e analisou empresas de diferentes segmentos do varejo, como supermercados, varejo eletrônico, lojas de departamento, entre outros.

Juntas, essas 120 companhias correspondiam a 28% de todo consumo de bens no Brasil , excluindo a venda de veículos e combustíveis.

De acordo com o estudo, a maior rede de varejo do país era o Grupo Pão de Açúcar, seguido por Carrefour e Walmart. No ranking anterior, essas varejistas tiveram as mesmas posições. Uol | Leia mais em ecofinancas 40/05/2014