Após o anúncio da integração das operações da Lojas Americanas e da B2W Digital, braço físico e on-line, respectivamente, da Americanas, a companhia relatou em seu formulário de referência de maio o primeiro resultado da união dos negócios em termos de total de equipes.

No mês passado, a companhia informou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) 44.481 mil empregados ao fim de 2021, sendo que um ano antes, os dois negócios somavam 44.691 mil pessoas. A redução no total de vagas, de 210 pessoas, equivale a menos de 0,5% do quadro de pessoal das companhias. Em relação a 2019, são 1.853 postos de trabalho a menos.

Já era esperado que a unificação das áreas dos grupos, dentro da estrutura da empresa combinada, levaria a corte de funções, pela expectativa de ganhos de sinergia.

Após fusão operação da Americanas

Apesar do recuo em 2021, a integração ainda vem levando à troca de equipes, com demissões e contratações ao longo deste ano, em diversas áreas, e especialmente em tecnologia, diz uma fonte. Isso porque, certos departamentos ainda não teriam sido alvo de mudanças em 2021. Portanto, os efeitos da integração sobre as equipes ainda devem ser sentidos em 2022.

Em nota, a Americanas informa que, “como uma das maiores empregadoras do país e com mais de 43 mil colaboradores em todas as regiões, ajustes de quadro e adequação de perfis profissionais garantem eficiência e estratégia ”… leia mais em Valor Econômico 21/06/2022