Com a oficialização da compra da empresa americana Hillandale Farms por US$ 1,1 bilhão na sexta-feira (27), o empresário catarinense Ricardo Faria decidiu dar atenção à consolidação do negócio, que se tornou o segundo maior do mundo na produção de ovos, só atrás da também americana Cal-Maine Foods. Por isso, ele optou por postergar o ingresso da holding Global Eggs em bolsa em Nova York, Estados Unidos.

A informação de que a realização do IPO (Oferta Inicial de Ações) foi adiada é da coluna Brodcast+, do site do Estadão. O jornal ouviu o diretor financeiro do grupo, Ismelon Moreira. Segundo o executivo, o plano é primeiro “digerir” a aquisição e, depois, mostrar aos investidores que a Global Eggs se tornou uma empresa global mesmo.

A holding internacional de Ricardo Faria fez uma solicitação para abertura de capital junto à Securities and Exchange Commission (SEC), que é instituição que regula o mercado acionário americano. Para isso, foram definidos prazos que agora estão sendo postergados.

Outra razão que faz o grupo dono da Granja Faria também desacelerar o ingresso no mercado de capitais dos EUA é que foi possível fazer uma grande aquisição sem buscar dinheiro na bolsa. O grupo dono da Granja Faria está capitalizado e fez o negócio, praticamente sozinho, contando com participação de 11% do fundo de private equity Economia Real II, do BTG Pactual.

O diretor financeiro do grupo, Ismelon Moreira, adiantou também ao Estadão que as aquisições da Global Eggs não vão parar por aí. A empresa segue vendo oportunidades em outros mercados. Em novembro do ano passado a empresa fundada por Ricardo Faria virou multinacional com a compra do Grupo Hevo, segundo maior produtor de ovos da Espanha.

Com essa aquisição, o grupo do empresário Ricardo Faria estima faturamento anual da ordem de US$ 2 bilhões no segmento de ovos. Além da atuação nessa área, o grupo tem outra empresa no Brasil, a Insolo, produtora de grãos, em especial de milho e soja, que este ano vai plantar 300 mil hectares nas regiões Norte e Nordeste do país… leia mais em ncs total 30/03/2025