Há mais de 38 anos, dois amigos criaram um par de molhos caseiros e se tornaram empreendedores que deram vida à Aderezos, uma marca da Paisa que talvez muitos tenham visto nas prateleiras, sem saber que faz parte da tradicional indústria antioquina.

Embora os diretores o ignorassem, a empresa havia despertado o interesse do Aqua Capital, fundo de investimento brasileiro, cujos ativos sob gestão valem cerca de US$ 900 milhões.

Segundo Julián Jaramillo, gerente da empresa para a Colômbia, há três anos analisavam o mercado local para detectar uma oportunidade de negócio. E eles perceberam a força do setor de alimentos neste país.

Do seu ponto de vista, o consumidor colombiano está muito atento às tendências alimentares e há uma boa demanda por produtos saudáveis: “Foi assim que começamos a conversar com Aderezos em dezembro do ano passado”.

Leia também demais posts relacionados a Alimentos e Bebidas no Portal Fusões & Aquisições.

A primeira aquisição

A Aqua Capital nasceu há 12 anos e está domiciliada em São Paulo, Brasil. Seus fundadores tiveram a visão de criar um fundo latino-americano focado em negócios no setor agrícola.

A escolha dos investimentos foi criteriosa e seu portfólio inclui 39 empresas que representam um faturamento anual total de US$ 2,3 bilhões. E alinhados com esse objetivo de transcender fronteiras, abriram um escritório em Bogotá em 2019. Um estudo cuidadoso do mercado, segundo Jaramillo, os levou a escolher a Aderezos como a primeira empresa na qual decidiram investir.

“Estávamos analisando setores e os acompanhamos. Lá descobrimos que existem vários muito dinâmicos e o de molhos é muito grande, embora não pareça, e vimos que o Aderezos estava fazendo um trabalho espetacular”, disse o gerente da Aqua.

“Nos últimos nove anos —acrescentou Jaramillo— a marca era gerida por um fundo de capital colombiano, pelo que já tinham um parceiro estratégico e, em apenas 10 anos, as vendas aumentaram exponencialmente. Naquele cenário de pequenas e médias empresas, eu estava fazendo coisas interessantes e as conversas nos levaram a uma boa conclusão.”

Raúl Jaramillo, gerente, explicou que eles já estão presentes em quase toda a Colômbia e contam com cerca de 300 colaboradores diretos.

No entanto, indicou que “há um enorme potencial para atingir massa crítica em Bogotá e na costa”.

Em sintonia com as tendências

“Nestes últimos nove anos observamos tendências de consumo e vimos como os ingredientes saudáveis ​​são cada vez mais valorizados. Essa transformação no portfólio fez todo o sentido para a Aqua investir na Aderezos”, comentou Raúl Jaramillo.

O gestor da empresa de investimentos destacou que o fundo também foi atraído por políticas de responsabilidade ambiental, questão que hoje oferece certa vantagem quando se trata de conquistar consumidores das gerações mais jovens.

Ele também revelou que a ideia no curto prazo é posicionar sua nova aquisição muito mais no mercado local. E ressaltou que a força que já tem na subcategoria vinagrete pode ser aproveitada: “Queremos avançar ainda mais na costa atlântica e estamos analisando como levar o portfólio para outros lugares como a América Central, estamos analisando como longe podemos estender a marca”… saiba mais em El Colombiano 01/07/2022