Aquisição da Kooples pela Verdoso é aprovada pela autoridade de concorrência francesa
Em 5 de março, a autoridade de concorrência da França deu sinal verde para a aquisição da marca francesa The Kooples pelo especialista em recuperação corporativa, Verdoso. O órgão estatal aprovou a operação iniciada em janeiro de 2025 pelo proprietário da The Kooples, o grupo suíço MF Brands, que também detém a Lacoste, a Gant e a Aigle.
“Considerando que a operação provavelmente não prejudicará a concorrência, uma vez que as partes não atuam no mesmo mercado ou em mercados relacionados, nem na mesma cadeia de suprimentos, a autoridade aprovou incondicionalmente a transação”, disse a autoridade de concorrência em um comunicado.
A Verdoso tem escritórios na França e em Luxemburgo e foi fundada em 1997 por Franck Ullmann. Ela é especializada na aquisição de participações em empresas de médio porte que precisam de uma reinicialização, principalmente nos setores de manufatura, serviços e bens de consumo franceses. Os ativos da Verdoso citados pela autoridade incluem Farinia (materiais industriais), Kompass (marketing corporativo) e a marca de restaurantes La Pataterie.
A tarefa da Verdoso será rejuvenescer a The Kooples, que foi fundada em 2008 pelos três irmãos Elicha e nas últimas temporadas perdeu muito de seu brilho no segmento de luxo acessível, que encontra-se sob pressão. A The Kooples foi adquirida pela MF Brands em 2019, e o grupo suíço jogou a toalha depois de cinco anos. De acordo com informações publicamente disponíveis, a empresa operacional The Kooples Production gerou uma receita de 106 milhões de euros em 2023, com um prejuízo líquido de 24,3 milhões de euros.
A autoridade de concorrência declarou que a The Kooples atualmente tem 184 lojas na França e 86 em outros lugares da Europa… leia mais em Notícias Piá 07/03/2025