A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) emitiu parecer declarando que a transação entre Vitru e UniCesumar é complexa.

Segundo a autarquia, foram identificadas sobreposições no segmento de ensino a distância. Na graduação, quando se considera a abrangência nacional, há concentração em 37 mercados. Já no âmbito municipal, os dois grupos atuam simultaneamente em 3,6 mil mercados, distribuídos em 205 municípios. A análise considera os dados do MEC de 2019.

Segundo a Vitru, essa concentração representa apenas 5% da base de alunos dos grupos educacionais.

“O órgão fará análises mais aprofundadas em alguns mercados impactados pela eventual combinação, que correspondem somente a 5% da base de alunos das instituições. Tal fato é previsto no rito do Cade em processos dessa natureza e não significa nenhuma análise de mérito. Desta forma, as companhias seguem trabalhando com o planejamento da integração e continuam confiantes no desenrolar positivo da transação e dentro dos prazos estimados”, informa comunicado da companhia.

Leia também demais posts relacionados a Educação no Portal Fusões & Aquisições.

Aquisição da UniCesumar pela Uniasselvi
Foto:Divulgação

Os dois grupos educacionais atuam no segmento de ensino a distância e juntos têm cerca de 680 mil alunos matriculados nessa modalidade. Com esse volume, a companhia passa a dividir a liderança com a Kroton, que encerrou o terceiro trimestre com um número próximo.

Dona da Uniasselvi, a Vitru fez, em agosto, uma oferta de R$ 3,5 bilhões para aquisição da Cesumar, uma instituição de ensino a .. leia mais em Valor Econômico 17/02/2022