A Clariant concluiu a aquisição dos ativos de negócios Attapulgite da BASF, nos Estados Unidos, por US$ 60 milhões em dinheiro. A operação inclui a transferência de terras, bem como direitos de mineração, instalações de processamento e estoques, que serão integrados ao negócio de Minerais Funcionais da Clariant. O acordo engloba ainda o fornecimento de longo prazo de produtos à base de atapulgita para a BASF. A transação melhorará o perfil da margem EBITDA dos Recursos Naturais da Área de Negócios da Clariant, ao mesmo tempo em que apoiará o caminho da empresa para atingir suas metas de 2025.

As argilas adsorventes, como a atapulgita, são um importante facilitador para o crescimento na purificação de óleos comestíveis e combustíveis renováveis. Na área de óleos comestíveis, as argilas adsorventes removem contaminantes, e, consequentemente, aumentam a vida útil e a qualidade do óleo, enquanto em combustíveis renováveis eles desempenham um papel fundamental na remoção de contaminantes durante o processo de pré-tratamento, protegendo assim o catalisador. Isso permite um processo particularmente estável e economicamente viável.

Aquisição do negócio de Attapulgite da BASF

A Clariant oferece tecnologias exclusivas para purificação de biodiesel para reduzir gases de efeito estufa no transporte rodoviário e para purificação de óleo de pirólise para permitir a reciclagem química de plásticos. Com esta aquisição, o negócio de Minerais Funcionais da Clariant aumentará sua capacidade de produção e, posteriormente, sua presença no atraente mercado norte-americano. “Esta aquisição é um exemplo perfeito de nossa abordagem disciplinada para aquisições diretas, pois fornece sinergias tangíveis, fortalece um de nossos principais segmentos e nos aproxima de nossas metas para 2025”, disse Conrad Keijzer, CEO da Clariant. Ao mesmo tempo, a aquisição é mais um passo na transição energética para longe dos combustíveis fósseis”.

O negócio de atapulgita recém-adquirido é um dos maiores da América do Norte e tem operações de mineração na Geórgia, bem como na Flórida e operações de processamento em Quincy, Flórida. Este negócio é bem reconhecido na indústria por sua combinação única de qualidade mineral, tamanho da reserva da mina e localização estratégica. Produz produtos à base de atapulgita para uma ampla gama de aplicações e mercados finais e gerou vendas de aproximadamente US$ 36 milhões em 2020. “Estamos muito satisfeitos com a conclusão desta aquisição nos EUA”, comenta Angela Cackovich, Presidente de Adsorventes e Aditivos da Clariant… leia mais em Brasil Mineral 06/11/2022