AT&T em negociações para adquirir unidade de fibra de consumo da Lumen por US$ 5,5 bilhões
A AT&T está em negociações para adquirir as operações de fibra de consumo da Lumen Technologies.
Conforme publicado pela Bloomberg, as duas empresas estão em negociações exclusivas que podem avaliar a unidade em mais de 5,5 bilhões de dólares (31,4 bilhões de reais).
Os termos não foram especificados. A Bloomberg informou que as negociações ainda podem fracassar.
A AT&T já delineou suas ambições de fibra. Em dezembro, o CEO da operadora, John Stankey, disse que a empresa planeja atingir mais de 50 milhões de pontos de conexão de fibra até 2029.
Em uma nota aos investidores, a New Street Research disse que o acordo relatado seria um bom valor para a AT&T.
“Se o preço dos rumores estiver correto, é um ótimo negócio para a AT&T”, disseram os analistas da empresa, observando que o acordo não seria tão bom para a Lumen, estimando que seus ativos de fibra de consumo poderiam chegar de 6 a 9 bilhões de dólares (34 a 51 bilhões de reais).
O diretor financeiro da Lumen, Chris Stansbury, disse no ano passado que a empresa via sua divisão de fibra de consumo como um “grande ativo”.
Até o final de 2024, a Lumen teria cerca de um milhão de clientes com conexões de fibra.
A pressão da AT&T por fibra
A AT&T assinou recentemente quatro novos acordos com fornecedores comerciais de acesso aberto para impulsionar seu desenvolvimento de fibra. Esses parceiros são a Boldyn Networks, desenvolvedora e operadora de fibra por atacado, o Digital Infrastructure Group, o PRIME FiBER e a Ubiquity.
A AT&T também está adicionando clientes de fibra por meio de sua empresa de fibra, Gigapower, com a empresa de investimentos BlackRock.
Em outubro, a AT&T assinou um contrato de compra plurianual no valor de mais de 1 bilhão de dólares (5,7 bilhões de reais) com a Corning Incorporated.
Hoje, a operadora tem cerca de nove milhões de clientes de fibra e ultrapassou quase 30 milhões de portas de fibra, o que significa que ainda está 20 milhões aquém de sua meta.
Não é apenas a AT&T que vê o valor da fibra; suas grandes rivais, Verizon e T-Mobile, também vêm fechando negócios nesse segmento.
A Verizon deve adquirir a fornecedora de fibra óptica Frontier Communications por 20 bilhões de dólares (114 bilhões de reais) como parte de seus planos para reforçar sua própria oferta. Os acionistas da Frontier, apesar da rejeição pública da oferta por muitos, concordaram em aprovar o negócio.
A T-Mobile também se interessou pela fibra óptica, primeiro com a aquisição da Lumos Networks como parte de uma joint venture (JV) com a EQT Infrastructure em abril do ano passado. Posteriormente, em julho, a empresa concordou em formar uma joint venture com a empresa de investimentos KKR para adquirir a Metronet, uma fornecedora de serviços de internet de fibra… leia mais em DCD 27/03/2025