Bauducco chama a atenção do Cade na transação entre Wickbold e Bimbo
O Cade admitiu, nesta quarta-feira, que a Pandurata, controladora da Bauducco, participe como terceira interessada no processo de análise da aquisição da brasileira Wickbold pela mexicana Bimbo. O órgão antitruste considerou pertinentes as provocações da fabricante de pães e bolos sobre a transação das concorrentes, ao apontar que uma análise de subcategorias de produtos – como pães integrais – pode indicar um cenário de maior concentração do que as interessadas alegam.
A área técnica do Cade disse que a Pandurata “trouxe à luz” fatos e argumentos que não haviam sido levados ao conhecimento do órgão sobre o mercado de panificação. A dona da Bauducco citou no pedido ao órgão anticoncorrencial um exemplo de análise que envolveu a própria Bimbo. Quando a mexicana comprou a unidade de pães da americana Sara Lee em determinados países, há quase 15 anos, a análise antitruste internacional considerou a concentração por subcategorias.
O entendimento da Pandurata é que, por esse caminho, o Cade pode concluir que há necessidade de impor alguns remédios para aprovação da transação, como venda de marcas específicas. A aquisição da Wickbold pela Bimbo, dona da marca Pullman, foi anunciada em agosto do ano passado, mas ainda depende da aprovação regulatória… leia mais em Pipeline 08/01/2025