O fundador e CEO da Binance Holdings Ltd., Zhao “CZ” Changpeng, que no mês passado disse que a exchange de criptomoedas pode gastar mais de US$ 1 bilhão em negócios ainda este ano, está considerando alvos de aquisição como bancos conforme a fronteira entre o setor de ativos digitais e as finanças tradicionais se confundem.

“Há pessoas que possuem certos tipos de licenças locais, bancos tradicionais, prestadores de serviços de pagamento e até bancos. Estamos de olho nessas coisas”, disse Zhao em entrevista na conferência Web Summit em Lisboa, sem identificar um alvo. “Queremos ser a ponte entre as criptomoedas e o mundo financeiro tradicional.”

Os comentários de Zhao ressaltam como os ativos digitais e as finanças tradicionais, ou “TradFi” no jargão dos criptoativos, estão se tornando cada vez mais interligados. Instituições financeiras como Goldman Sachs Group Inc. e BlackRock Inc. estão se aprofundando no segmento cripto, mesmo após um colapso do mercado que reduziu cerca de US$ 2 trilhões do valor dos ativos digitais.

Binance considera comprar banco
Pixabay

A Binance está aberta a investimentos minoritários ou a uma aquisição total, de acordo com Zhao. Ele disse que é uma oportunidade para a Binance capitalizar o aumento esperado no preço das ações de um banco após assinar um acordo comercial com a empresa, que opera a maior exchange de criptomoedas do mundo.

“O que descobrimos é que, quando os bancos trabalham conosco, direcionamos tantos usuários para eles, então o valuation do banco aumenta exponencialmente, por exemplo; por que não investimos neles também, para capturar parte da vantagem do patrimônio ,” disse… leia mais em Valor Econômico 02/11/2022