BlackRock adquire portos no Canal do Panamá após pressão de Trump sobre suposta influência chinesa
A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, concordou em adquirir dois importantes portos no Canal do Panamá da CK Hutchison, empresa sediada em Hong Kong, após pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a suposta influência chinesa na hidrovia estratégica. Em declarações recentes, Trump sugeriu que “a China está administrando o Canal do Panamá” e afirmou no mês passado que “vamos retomá-lo, ou algo muito poderoso vai acontecer”, em uma aparente referência aos portos operados pela CK Hutchison.
O acordo, segundo o Financial Times, prevê que a CK Hutchison venderá sua subsidiária no Panamá para um consórcio que inclui a BlackRock, a Global Infrastructure Partners e a Terminal Investment. Segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (4), a transação envolve a aquisição de 90% das operações da CK Hutchison nos portos panamenhos.
Além dos terminais no Panamá, o consórcio assumirá também uma participação de 80% nas subsidiárias portuárias da empresa chinesa, que gerenciam 43 portos em 23 países, incluindo instalações estratégicas no Reino Unido e na Alemanha… leia mais em Brasil 247 04/03/2025