BNP Paribas inicia negociações para comprar a AXA IM por 5,1 bilhões de euros
M&A entre duas grandes gestoras de ativos internacionais. O Grupo BNP Paribas anunciou que entrou em negociações exclusivas com a AXA para adquirir 100% da AXA Investment Managers. A operação acrescentaria cerca de 850 bilhões de euros de ativos sob gestão ao grupo francês. O preço acordado para a aquisição e estabelecimento da parceria é de 5.1 bilhões de euros a fecho de mercado e está previsto que se conclua em meados de 2025.
Em concreto, tornar-se-ia o principal ator europeu na gestão de ativos de poupança a longo prazo para seguradoras e fundos de pensões, com 850.000 milhões de euros de ativos, tirando partido de poderosas plataformas de ativos públicos e privados. A aquisição também permitiria que os negócios combinados beneficiassem da posição de liderança da AXA IM Alternatives no mercado e da sua trajetória em ativos privados, o que, para a empresa francesa, impulsionará um maior crescimento tanto com investidores institucionais como de retalho.
Associação de gestão a longo prazo com a AXA
O acordo também prevê uma parceria de longo prazo para gerir uma grande parte dos ativos da AXA. O combinado das plataformas de gestão de ativos do BNP Paribas, o novo negócio criado, cujo total de ativos sob gestão ascenderia a 1.5 trilhão de euros, tornar-se-ia um dos principais players europeus do setor.
O BNP Paribas Cardif, o negócio de seguros do BNP Paribas, depois de ter procedido diretamente à transação proposta como comitente, teria a oportunidade de confiar nesta plataforma para a gestão de até 160 bilhões de euros dos seus ativos de poupança e seguros… leia mais em FundsPeople 02/08/2024