Depois de assistir à chegada de R$ 69,1 bilhões em investimentos vindos do exterior no primeiro trimestre de 2022, a Bolsa brasileira viu as torneiras do dinheiro internacional fecharem, com o saldo estrangeiro ficando negativo em R$ 1 bilhão de abril a junho.

Essa reversão não representa qualquer tipo de pessimismo com o mercado local ou encarecimento dos ativos, segundo o Itaú BBA. Em conversas com investidores estrangeiros, Luiz Sherman, economista do Itaú Unibanco, e Marcelo Sá, estrategista-chefe do Itaú BBA ouviram que a alta da inflação e da Selic estão reduzindo o potencial de ganhos que os “gringos” podem ter com o mercado local nesse momento.

“Existe um consenso de que o Brasil está barato”, afirmou Sá no episódio mais recente do podcast Itaú Views, que entrou no ar nesta segunda-feira, dia 11. “Só que o momento atual é muito desafiador para o mercado de equities, que está tomando muito resgate, com a alta da Selic incentivando a migração de clientes de equities para renda fixa”, afirmou.

Bolsa barata risco político e inflação

Sá e Cherman estiveram reunidos com mais de 20 investidores institucionais nos Estados Unidos há duas semanas, ouvindo as percepções deles a respeito do Brasil e apresentando as teses do banco para a economia e o mercado de ações.

Segundo eles, a principal dúvida era sobre quando os juros vão começar a ceder, para poder se posicionar e aproveitar as primeiras variações de preços.

Apesar de não estarem vindo para a Bolsa como no começo do ano, os estrangeiros estão de olho em oportunidades, concentrando suas atenções em ações de valor, aquelas de empresas consolidadas e boas pagadoras de dividendos.

As companhias de commodities continuam sendo as queridinhas, mas Sá e Cherman perceberam um interesse crescente por empresas da área da saúde. “Os investidores queriam saber se tinha chegado no bottom e se agora vai ter recuperação, ou não”, afirmou Sá.

A questão das eleições também dominou as conversas sobre política, mas com uma novidade: agora, os estrangeiros também estão interessados em como o Brasil vai se portar na política internaconal… leia mais em NeoFeed 11/07/2022