O boom de projetos de celulose e papel na América do Sul, notadamente no Brasil, movimentou também a cadeia de fornecedores dessa indústria e levou a novas operações de fusão e aquisição (M&A, na sigla em inglês).

Na mais recente transação, a multinacional finlandesa Valmet acaba de concluir a compra da brasileira Demuth, especializada em tecnologias e serviços de pátio de madeira na região. Com receita anual entre 20 milhões de euros e 30 milhões de euros, a Demuth emprega 400 pessoas. O valor da transação não foi revelado.

Seus equipamentos compõem os ativos industriais de grandes nomes do setor instalados no país, como CMPC, na fábrica de celulose de Guaíba (RS), e LD Celulose, que produz celulose solúvel em uma unidade no Triângulo Mineiro.

De acordo com o presidente da Valmet América do Sul, Celso Tacla, a multinacional se aproximou há dois anos da Demuth, com vistas a uma potencial aquisição e as negociações foram extensas. “É uma transação que fortalece nossa atuação na América do Sul tanto com novos projetos quanto em termos de serviços”, diz o executivo… leia mais em Valor Econômico 05/08/2024