A BM&FBovespa vai reforçar sua atuação para que as empresas passem a divulgar de maneira mais clara e sistemática as informações socioambientais relativas a seus negócios.

De acordo com o presidente Edemir Pinto, a bolsa vai recomendar às companhias listadas que divulguem dados relativos à sustentabilidade em seus relatórios anuais e no formulário de referência já em 2012.

“A ideia é reforçar com as empresas a ideia de que as informações relativas à sustentabilidade agregam valor ao negócio”, afirmou Pinto à imprensa após o Painel de Governança Corporativa, realizado hoje na sede da BM&FBovespa.

O evento debateu a necessidade e os desafios da implementação dos relatórios integrados, que agregam divulgações das políticas socioambientais das empresas às informações financeiras tradicionais dos relatórios anuais.

Durante o painel, o presidente do Comitê Internacional de Relatórios Integrados (IIRC, na sigla em inglês), Mervyn King, destacou a importância da divulgação desse tipo de informação: “Cuidado com o meio ambiente e fidelidade à marca são valores intangíveis, que não podem ser negligenciados nas demonstrações financeiras”.

Nessa linha, a BM&FBovespa vai recomendar às empresas listadas a divulgação de informações no modelo conhecido como “pratique ou explique”, isto é, caso as companhias não divulguem suas políticas de sustentabilidade, devem informar aos investidores as razões para o não cumprimento da divulgação. Por Natalia Viri
Fonte:Valor11/11/2011