A BP concordou em adquirir a produtora de gás natural renovável Archaea Energy por cerca de US$ 4,1 bilhões, incluindo dívidas, o último passo na expansão da gigante de energia do Reino Unido para combustíveis de baixo carbono.

A BP pagará US$ 26 por ação da empresa americana, um prêmio de 38% sobre o preço médio das ações nos 30 dias até 14 de outubro, disse a Archaea em comunicado nesta segunda-feira (17). A empresa com sede em Houston, nos EUA, que coleta emissões de resíduos de aterros e fazendas, se tornará uma parte fundamental do negócio de bioenergia da BP e acelerará seu crescimento, de acordo com o comunicado.

A BP é “um forte ajuste para Archaea, com foco estratégico em bioenergia”, disse Nick Stork, CEO e cofundador da Archaea, no comunicado. O acordo “aumentará o papel do gás natural renovável para ajudar os clientes a atingir suas metas climáticas de longo prazo”.BP compra produtora de gás natural renovável Archaea

Sob o comando do CEO Bernard Looney, a BP procurou posicionar-se na vanguarda dos esforços das grandes empresas petrolíferas para reduzir os gases de efeito estufa e fazer a transição para formas de energia mais limpas. Foi um dos primeiros a prometer atingir emissões líquidas zero até 2050 e fez grandes apostas em carros elétricos e eólicos offshore.

Mesmo que a indústria tenha obtido lucros recordes este ano com o aumento dos preços do petróleo e do gás após a invasão da Ucrânia pela Rússia, empresas como BP, TotalEnergies e Shell disseram que continuarão a canalizar uma parcela crescente de seu fluxo de caixa para investimentos de baixo carbono, ao mesmo tempo em que… leia mais em Valor Econômico 17/10/2022