A BP comprou a totalidade do capital da Lightsource BP, empresa do setor da energia solar, anunciou a energética britânica esta quinta-feira, 30 de novembro.

A energética adquiriu os restantes 50,03% que ainda não detinha da empresa especializada em desenvolvimento de projetos de energia solar.

“As partes concordam que agora é a altura certa para que a BP assuma a totalidade do capital, dando à à Lightsource BP a possibilidade de um crescimento e alto desempenho continuados”, segundo o comunicado.

“A propriedade plena irá permitir agora à BP continuar a escalar a Lightsource BP e criar valor adicional ao implementar as capacidades e forças complementares da BP – incluíndo nas áreas financeira e comercial – na totalidade do negócio”, acrescenta.

BP compra totalidade do capital da promotora de projetos de energia solar Lightsource BP
Freepik

“Além disso, a BP pretende usar as valências de topo da Lightsource BP como promotora de energia renovável onshore competitiva e de larga escala para ajudar a responder à sua própria procura por energia baixa em carbono”, vinca.

A transação ainda será sujeita a revisão pelos reguladores e deverá estar concluída em meados de 2024.

A Lightsource BP entrou em Portugal em 2019 e em fevereiro deste ano, em entrevista ao Expresso, o presidente executivo e fundador da empresa, Nick Boyle, lamentava a morosidade dos processos de licenciamento no país. A carteira de projetos em Portugal ascende a 2 gigawatts (GW), que a Lightsource BP espera conseguir instalar até 2027… leia mais em MSN 30/11/2023