A BP Southern Africa (Pty) Ltd. e a Shell Downstream South Africa (Pty) Ltd. chegaram a um acordo para vender suas participações de 50% nos ativos da maior refinaria do país para a estatal Central Energy Fund SOC Ltd.

A venda inclui os interesses das empresas petrolíferas nas terras da SAPREF (Pty) Ltd. e outros ativos, incluindo tanques de petróleo bruto e produtos acabados, unidades de processamento, oleodutos de e para a refinaria até o terminal Island View e o Single Buoy Mooring para importações de petróleo bruto, segundo um comunicado enviado por e-mail.

Cerca de 48 funcionários que trabalham no local da refinaria e 16 estagiários serão transferidos com o negócio. A venda exclui as operações da SAPREF, os negócios de marketing da bpSA, as operações do terminal Island View e a fabricante de lubrificantes Blendcor (Pty) Ltd. A venda estará sujeita a aprovações regulatórias.

“Vemos este acordo como um resultado positivo para a bpSA, para a indústria de combustíveis da África do Sul e para o país como um todo”, disse Taelo Mojapelo, CEO da BP Southern Africa. “A propriedade contínua não se alinha com a estratégia global da BP. Encontrar um comprador comprometido com o futuro da refinaria foi uma consideração importante para nós.”

Localizada em Durban, a SAPREF foi comissionada em 1963 como uma joint venture feita entre bpSA e SDSA. No seu auge, a refinaria tinha uma capacidade de 180.000 barris por dia. Atualmente, gerencia o Single Buoy Mooring em nome das empresas petrolíferas que a possuem. Desde a pausa nas operações da refinaria em 2022, a SAPREF continua a atender às necessidades de combustíveis das duas empresas através de combustíveis importados…. saiba mais em InvestNews 25/05/2024