A operadora Brasil Tecpar fechou nesta quinta-feira (22) sua segunda aquisição este ano com a compra do controle da GGNET Telecom por R$ 375,7 milhões. Desse total, quase dois terços serão pagos à vista, em dinheiro, e o restante, em ações da holding gaúcha. A GGNET tem aproximadamente 132 mil acessos de banda larga fixa em Santa Catarina e no Paraná e atua ainda no mercado corporativo (B2B, na sigla em inglês) com a marca ALT Telecom.

A Brasil Tecpar adquiriu 57,4% da GGNET, assumindo uma dívida de aproximadamente R$ 100 milhões. Por contrato, a holding gaúcha tem ainda a opção de compra da fatia restante de 42,6% do capital da GGNET ao longo dos próximos anos, a um preço pré-definido.

Com a aquisição, ainda sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a base de assinantes da Brasil Tecpar passa de 690 mil para um total de 822 mil clientes. Tomando por base os dados compilados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o mês de junho, a operação coloca a holding gaúcha na lista dos dez maiores provedores de banda larga fixa do país — a empresa ocupava a 11ª posição no meio do ano.

Só em 2023, a Brasil Tecpar fez dez aquisições. As duas últimas realizadas no ano passado — a compra da Blink Telecom e da JustWeb, ambas em Minas Gerais … leia mais em Valor Econômico 22/08/2024