Um levantamento produzido recentemente pela Neoway, maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial pertencente ao grupo B3, indicou que o Brasil tem 215 mil empresas com propensão alta ou muito alta a encerrar suas atividades. Deste total, 78% são MEI, com um a cinco funcionários em sua maioria, e 62% delas atuam na indústria de serviços. Quando analisados os ramos de atividade, o varejo está no topo, com 26% do total. O Sudeste é a região que concentra o maior número de empresas nesta situação, com 50% do total, representado por SP, MG e RJ.

O levantamento também analisou a quantidade de empresas com propensão alta ou muito a crescer seus negócios. São ao todo 3,6 milhões, sendo 52% da categoria MEI e 26% de porte médio. As empresas com um a cinco funcionários também lideram neste aspecto, seguidas por aquelas com 11 a 50 funcionários. No recorte por indústrias, a de serviços aparece no topo, com 50%, e o varejo se destaca na lista dos ramos de atividade, com 27%l. O Sudeste é a região que concentra o maior número de empresas nesta situação, com 58% do total, representado por SP, RJ e MG.

“O levantamento mostra que não basta ter um bom produto ou serviço e divulgá-lo no mercado. É preciso conhecer o potencial cliente para saber se ele tem aderência à oferta e entender sua real condição no mercado para otimizar esforços comerciais. Ter acesso a dados na hora de definir a prospecção é essencial para tomar decisões mais embasadas e certeiras”, diz Francielly Feijó, Head de Negócios da Unidade de Sales & Marketing na Neoway.

Metodologia do estudo

Para chegar a estes números, a Neoway recorreu a indicadores proprietários de propensão, que são formados por conjunto de três modelos estatísticos. Desenvolvidos pelo time de cientistas de dados, eles apoiam na priorização das melhores empresas para prospecção comercial através do mapeamento das organizações que estão em crescimento e são relevantes.

O modelo é capaz de fazer associações dentro de quatro faixas (muito alto, alto, médio ou baixo) os seguintes indicadores: empresa com relevância; empresa em crescimento; e o momento para prospecção. A análise de dados gera então um score relativo à combinação de variáveis que levam aos números mencionados, como indicativos de patrimônio, tamanho, porte e ativos financeiros de cada CNPJ.

Com informações de Beet.house 06/06/2024