O grupo brasileiro OCQ, que há cerca de dois anos comprou a indústria química Elekeiroz, deu mais um passo em sua estratégia de expansão. Inicialmente com foco no mercado de resinas acrílicas, usadas em tintas e outros produtos industriais, a empresa vai constituir uma joint venture com o conglomerado indiano Thermax e produzir parte de seu portfólio no país asiático.

O investimento inicial não é relevante e caberá à Thermax Chemical Solution, subsidiária integral da companhia indiana, de acordo com o fundador da OCQ, Francisco Fortunato. Os recursos serão aplicados na adaptação de uma fábrica já existente em Jhagadia, no Estado de Gujarat, onde funcionará a primeira linha de produção local das resinas da brasileira.

Se o projeto se mostrar viável, as sócias poderão partir para a instalação de uma nova unidade fabril, em meados de 2027, diz Fortunato. Ainda não há decisão tomada sobre essa segunda fase da joint venture, mas a estimativa é que os investimentos, considerando-se valores de mercado para a execução de um projeto similar no Brasil, girem em torno de US$ 44 milhões. … saiba mais em Valor Econômico 10/03/2025