A BYD pode ser uma novata na venda de automóveis no Brasil. Mas a atuação da empresa não é exatamente nova e inclui a produção de chassis de ônibus e painéis fotovoltaicos em Campinas (SP). No entanto, recentes especulações dão conta que a gigante chinesa está negociando a compra da fábrica da Ford em Camaçari (BA). Procurada, a empresa disse que não comenta os boatos.

Autoesporte apurou que essa possibilidade não está descartada. Mas que não há qualquer decisão a respeito nesse momento. Antes de comprar qualquer fábrica e anunciar a produção de automóveis no Brasil, a BYD quer se estabelecer no país.

E isso envolve lançar novos produtos, consolidar a rede de concessionárias e atingir um volume de vendas que justifique os investimentos para a compra de uma fábrica. O “número mágico” é 10 mil unidades por ano. Quando isso acontecer, a BYD pretende dar o passo seguinte.

“Em um horizonte de até três anos queremos já estar falando sobre a data de abertura da fábrica no Brasil”, disse Henrique Antunes, diretor comercial da BYD no país.

Ainda assim, a escolha pela fábrica pode não ser a Bahia. Afinal, a BYD não poderia contar com os incentivos fiscais do governo federal para a instalação de sua unidade produtiva no Nordeste. Dessa forma, as negociações para benefícios teriam que ser feitas diretamente com o governo estadual.

A compra de outras fábricas também não está descartada, mas isso só será discutido quando a BYD atingir outros dois objetivos.

BYD não descarta comprar

Mais concessionárias e produtos

O primeiro deles é aumentar a rede de lojas. O único ponto de venda aberto é o de São Paulo, operado pelo grupo Eurobike. O site da BYD ainda aponta 14 outras concessionárias com inauguração prevista para os próximos meses. No total, 45 cidades já têm os concessionários nomeados…. leia mais em Auto Esporte 06/06/2022