O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve analisar na próxima quarta-feira (22) a aquisição da Extrafarma pela Pague Menos. O acordo estaria nos ajustes finais, segundo uma fonte afirmou ao Valor, e o caso deverá ser pautado pelo relator. A expectativa é que a operação seja aprovada, condicionada a um pacote de desinvestimentos.

Pelo menos esse é o desenho que deve chegar ao Tribunal, segundo a fonte. O pacote de desinvestimento traria a obrigação de venda de seis a oito lojas no Nordeste para uma rede regional. Deve ser adotado o modelo conhecido na autarquia como “fix it first”, que condiciona a consumação da operação à assinatura da venda das unidades com o terceiro comprador.

A aprovação com remédios (condições) que está sendo aventada foi sugerida pela Superintendência Geral do Cade. Foi justamente por causa da imposição de remédios pela SG que a operação precisa, necessariamente, passar pelo Tribunal do Cade.

Cade deve julgar venda da Extrafarma

A Pague Menos fechou acordo com a Ultrapar em maio de 2021 para a compra da rede de farmácias Extrafarma por R$ 700 milhões. A própria empresa comunicou, após a determinação da SG, que o desinvestimento de alguns pontos de venda da rede de farmácias representariam menos de 3% da base de lojas adquirida… leia mais em Valor Econômico 14/06/2022