Cal-Maine Foods comprará a empresa de alimentos para café da manhã Echo Lake Foods
A Cal-Maine Foods, grande empresa americana de ovos, concordou em adquirir a Echo Lake Foods, fabricante de alimentos para café da manhã.
Em um comunicado que acompanha os resultados do terceiro trimestre, a Cal-Maine afirmou ter “fechado um acordo definitivo” para comprar a empresa sediada em Wisconsin por aproximadamente US$ 258 milhões.
Fundada em 1941, a Echo Lake Foods foi adquirida pela família Meinerz em 1981.
A empresa produz, embala e distribui uma variedade de produtos à base de ovos e itens para café da manhã prontos para consumo, como waffles, panquecas, ovos em cubos e omeletes congeladas, entre outros.
De acordo com a Cal-Maine, a unidade de alimentos para café da manhã reportou uma receita de aproximadamente US$ 240 milhões em 2024, com uma taxa de crescimento anual composta de cerca de 10% em cinco anos.
O grupo de ovos afirmou que o negócio, que exclui os ativos fiscais esperados, será financiado com reservas de caixa existentes.
Comentando sobre o acordo, o presidente e CEO da Cal-Maine Foods, Sherman Miller, afirmou: “Esta transação representa uma excelente oportunidade de crescimento e um importante ponto de inflexão para a Cal-Maine Foods, impulsionando nossa estratégia de expandir e diversificar nosso portfólio de produtos e mix de clientes.
“As linhas de produtos e capacidades combinadas das duas empresas são altamente complementares e, principalmente, compartilhamos valores semelhantes de busca pela excelência operacional e atendimento às necessidades de nossos clientes.
“Acreditamos que a potencial aquisição da Echo Lake Foods atende ao nosso rigoroso conjunto de critérios de investimento, incluindo mercados geográficos relevantes, sinergias operacionais, mix de produtos, proximidade com os clientes e retorno financeiro esperado”, acrescentou Miller.
Os conselhos de administração de ambas as empresas aprovaram o acordo, que deve ser concluído até o final do ano fiscal de 2025.
Após a conclusão da transação, a Echo Lake Foods continuará a operar como um “componente independente das operações integradas da Cal-Maine Foods, com suas quatro unidades de produção estrategicamente localizadas no Centro-Oeste”, acrescentou o comunicado.
Como parte do acordo, a CEO da Echo Lake, Kathy Brodhagen, passará a integrar a liderança sênior da Cal-Maine como presidente da Echo Lake Foods.
A Cal-Maine afirmou que a aquisição lhe permitirá “entrar no amplo, crescente e altamente estável segmento de alimentos com valor agregado da categoria de ovos”.
O acordo, acrescentou, também proporcionará uma oportunidade para desenvolver “relacionamentos estratégicos com clientes de varejo, restaurantes de fast food e outros serviços de alimentação”.
A Cal-Maine também espera alavancar sua infraestrutura de vendas e distribuição existente para dar suporte às operações da Echo Lake e obter “sinergias significativas” na aquisição de ovos e na eficiência operacional… leia mais em Yahoo! 09/04/2025