Cellnex inicia a venda de sua unidade suíça por 2 bilhões de euros
A empresa de torres Cellnex iniciou essa semana planos para vender uma participação majoritária em sua unidade suíça.
A Bloomberg publicou no início da semana que a Cellnex está trabalhando em uma venda com o JPMorgan Chase & Co. e o Société Générale SA em um acordo que pode gerar até 2 bilhões de euros (12,8 bilhões de reais).
A Cellnex possui 72% de sua participação na unidade suíça, enquanto o restante pertence à Swiss Life Asset Managers.
A empresa administra cerca de 6.000 sites de rádio, incluindo torres em áreas rurais e urbanas.
Os últimos relatórios vêm alguns meses depois que o jornal Expansión informou que a Cellnex estava procurando vender sua unidade de negócios suíça.
O DigitalBridge Group e a Phoenix Tower International (PTI) demonstraram interesse preliminar, informou a Bloomberg, enquanto a EQT Infrastructure, a SBA Communications Corp e a Stonepeak também estão entre os potenciais licitantes.
As ofertas da primeira rodada para o ativo devem ser enviadas no início do próximo mês.
A Cellnex entrou no mercado suíço em 2017, quando adquiriu a Swiss Towers, uma subsidiária da Sunrise, por 430 milhões de euros (2,7 bilhões de reais). Adquiriu a empresa de torres como parte de um consórcio com a Deutsche Telekom Capital Partners (DTCP) e a Swiss Life Asset Managers.
A Cellnex vendeu e acertou a saída de vários mercados no ano passado, incluindo seu negócio de redes privadas para a Boldyn Networks.
Em fevereiro, a Cellnex concluiu a venda de seus negócios irlandeses para a Phoenix Tower International (PTI) por 971 milhões de euros (6,2 bilhões de reais).
Em dezembro, a empresa vendeu sua unidade de torres austríacas para um consórcio formado por Vauban Infrastructure Partners, EDF Invest e MEAG por 803 milhões de euros (5,1 bilhões de reais).
No ano passado, a Cellnex concordou em vender uma participação de 49% em suas subsidiárias na Suécia e na Dinamarca para a Stonepeak por 730 milhões de euros (4,6 bilhões de reais).
Atualmente, a Cellnex gerencia um portfólio de cerca de 130.000 sites em 12 países europeus, incluindo implementações planejadas até 2030… leia mais em DCD 07/04/2025