A empresa chilena Enaex, líder na produção de nitrato de amônio e explosivos para mineração, anunciou a aquisição da fabricante de soluções para perfuração e detonação MTi HoldCo e firmou um acordo com a especialista em ferramentas digitais para mineração O-Pitblast para avançar em sua estratégia 4.0.

Por US$ 85 milhões, a Enaex vai adquirir todas as ações da MTi HoldCo, pertencente ao grupo australiano MTi e com centros de produção na Austrália, Estados Unidos, África do Sul e China, detalhou a empresa chilena em uma carta enviada nesta sexta-feira (13) ao regulador de valores mobiliários CMF.

Tanto a Enaex quanto a MTi atendem a grandes clientes de mineração, como BHP, Anglo American, Newmont, Glencore, Rio Tinto, Barrick e Vale.

Chilena Enaex adquire empresa de perfuração

A O-Pitblast, por sua vez, é a subsidiária portuguesa do Grupo Forcit. A Enaex espera estabelecer uma joint venture com ela para atender à crescente demanda por tecnologias e produtos digitais voltados para uma operação de mineração sustentável e com baixo impacto ambiental, informou a Forcit em um comunicado.

A Enaex, controlada pela Sigdo Koppers, é a terceira maior produtora mundial de nitrato de amônio, com capacidade de produção de 850.000 t/ano em sua usina Prillex América, localizada na comuna de Mejillones, na região de Antofagasta.

Também comercializa produtos químicos, como amônia e ácido nítrico, além de uma ampla gama de explosivos a granel e embalados para operações de mineração a céu aberto ou subterrâneas.

Cerca de 44% das suas vendas estão relacionadas com a produção de cobre, 11% com ouro, 10% com ferro, 14% com carvão e 7% com platina… leia mais em Bnamericas 14/01/2023