A China anunciou uma série de regras mais flexíveis para empréstimos voltados a fusões e aquisições (M&A, sigla em inglês) para empresas de tecnologia. A medida integra um programa piloto destinado a canalizar mais capital para inovação científica e tecnológica e aumentar a competitividade tecnológica da China, de acordo com o regulador financeiro do país nesta quarta-feira (5).

Em meio aos esforços para enfrentar os desafios de financiamento de longo prazo para empresas de tecnologia envolvidas em fusões estratégicas, os bancos que participam do programa piloto agora podem emprestar até 80% dos valores das transações para aquisições envolvendo participações controladoras em empresas de tecnologia.

O montante está acima do limite anterior que era de 60%, de acordo com a Administração Nacional de Regulação Financeira da China. Os períodos de reembolso do empréstimo também foram estendidos para um máximo de 10 anos, em comparação com o limite anterior de sete anos.

Os padrões para cidades, bancos e empresas de tecnologia envolvidas no programa piloto foram formulados com base em consultas com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Indústria e Informatização, de acordo com um funcionário do governo.

O programa piloto abrange 18 cidades, incluindo Beijing, Shanghai, Shenzhen e Chengdu, e se concentra em cidades com ecossistemas de inovação robustos, como as do cluster Beijing-Tianjin-Hebei, o Delta do Rio Yangtze e a Grande Área da Baía, bem como centros regionais em Wuhan, a área Chengdu-Chongqing e Xi’an.

Os bancos elegíveis incluem grandes credores estatais, bancos de ações conjuntas e bancos comerciais urbanos com fortes capacidades de gerenciamento de risco, e as empresas de tecnologia elegíveis para esses empréstimos devem demonstrar fortes capacidades de pesquisa e desenvolvimento, claro potencial de mercado na comercialização de tecnologias e sólidos históricos de crédito, de acordo com o funcionário.

O regulador se comprometeu a monitorar de perto o uso de fundos e a formar equipes financeiras especializadas para garantir a implementação efetiva do programa piloto, oferecendo suporte financeiro funcional para fusões e aquisições de empresas de tecnologia… saiba mais em Monitor Mercantil 06/03/2025