No mesmo dia em que a Companhia Energética do Ceará, a Coelce (COCE5), informou ao mercado que a Enel, sua acionista controladora, estava avaliando abrir mão de sua participação, a empresa ganhou um novo acionista relevante.

Em comunicado ao mercado publicado na noite desta segunda-feira (28), a Coelce informou que o conjunto de fundos Fourth Sail Capital LP, gerido localmente pela Tordesilhas, passou a deter, em 22 de novembro, mesmo dia do anúncio da Enel, 5,32% do capital da companhia, equivalentes a 1.503.500 ações ordinárias.

As ações da Coelce dispararam no pregão do dia 22, registrando alta de 14,86%, para R$ 42,50. Nesta segunda, o papel anotou baixa de 0,94%, fechando a R$ 43,14.

Coelce (COCE5) ganha gestora como acionista
Pixabay

Mudanças na Enel

A venda de ações foi anunciada pela Enel como uma possibilidade de medida a ser tomada como parte de seu plano estratégico para o período entre 2023 e 2025.

Dados disponíveis na B3 e atualizados no início de novembro mostram que a Enel possui 97,9% das ações ordinárias da Coelce e 35,5% das ações preferenciais da companhia.

O plano estratégico da Enel tem como premissa concentrar as operações da companhia em seis países, entre eles o Brasil, e vender ativos para diminuir a dívida da empresa.

A Enel, porém, ressaltou que pretende vender a operação da companhia no Ceará e focar na distribuição de energia elétrica apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A Coelce disse, no comunicado da última terça-feira, que não foram iniciadas quaisquer medidas ou procedimentos para a venda das ações da Enel… leia mais em TradeMap 28/11/2022