Startup de recursos humanos, a Sólides acaba de fechar a aquisição da RHGestor, uma plataforma de gestão de colaboradores para empresas de até 10 mil funcionários.

É a terceira aquisição desde que a companhia foi capitalizada pelo fundo americano Warburg Pincus – em fevereiro de 2022, levantou US$ 100 milhões, a maior rodada para uma startup do segmento no país.

A companhia já havia adquirido a Tangerino, de registro de ponto, entrou no segmento de benefícios corporativos no ano passado e, neste ano, adquiriu a Folha de Pagamento Digital, de controle de despesas. A Sólides avançou no segmento de pequenas e médias empresas. “Essa aquisição ajuda a continuarmos entregando uma jornada adequada ao momento de cada empresa”, diz a cofundadora e CEO da Sólides, Mônica Hauck, sem revelar o valor da compra.

A companhia quer ser a one-stop-shop de RH para as PMEs, explica a sócia, com soluções que acompanham os diversos estágios de crescimento de uma companhia. A RHGestor complementa o serviço da Tangerino, cuja plataforma limita-se ao registro de ponto de empresas com até mil colaboradores. E o serviço de folha de pagamentos, adquirido em abril deste ano, vai turbinar a plataforma da RH Gestor – que não tinha esse recurso.

Criada em 2019 por César Carvalho e Wilson Teixeira, a RHGestor leva 500 clientes e 75 funcionários para a Sólides, que vai absorver os fundadores como sócios e colocá-los como diretores da unidade de negócio RHGestor, recém-inaugurada. A nova vertical vai ter a meta de crescimento anual de 100% nos próximos dois anos, marco já cumprido pela Tangerino em 2022 e 2023. “Vamos repetir a fórmula que já conhecemos”, diz Hauck. Para Carvalho, a complementariedade das plataformas vai aumentar a retenção de usuários.

O crescimento mensal da Sólides, segundo a CEO, tem sido de 1,3 mil novos clientes ao mês – com isso, a startup mineira ultrapassou a marca de 30 mil clientes corporativos, totalizando 8 milhões de usuários com acesso à plataforma. Outras aquisições estão no radar. “Temos usado esse cheque de 2022 e posso dizer que ainda sobraram recursos no caixa”, diz Hauck.

A estratégia de crescimento por M&A também tem sido usada pela concorrente Gupy. Em janeiro de 2022, a startup levantou R$ 500 milhões (até então, o maior cheque para uma startup da área) e adquiriu outras três empresas desde então: Kenobe, Pulses e Niduuleia mais em Pipeline 16/09/2024