Um julgamento envolvendo uma contestação da Comissão Federal de Comércio de uma proposta de fusão entre os supermercados Albertson e Kroger começou no tribunal federal do Oregon em 26 de agosto.

A Albertsons disse ao juiz que supervisiona o caso que pode precisar realizar demissões e fechar algumas de suas lojas se a FTC bloquear a proposta de fusão de US$ 24,6 bilhões,relata o Law360.

A mercearia também alegou que não tem o poder de compra de atacado necessário para competir com outros grandes varejistas, como Costco, Walmart, Target e Amazon, se a fusão não for concluída.

“Isso pode significar demissões. Pode incluir o fechamento de lojas. Pode incluir a saída total de certos mercados”, relata o advogado da Albertsons, Enu A. Mainigi, da Law360. “Esses são os tipos de coisas que estão na mesa se a fusão não for concluída.

A FTC, que está buscando uma liminar para pausar a fusão proposta, argumenta que ela é anticompetitiva e prejudicaria consumidores e trabalhadores ao fazer com que os preços dos alimentos aumentassem e os sindicatos perdessem poder de barganha.

A agência argumenta ainda que uma fusão também levaria a produtos e serviços de qualidade inferior e teria um efeito negativo na escolha do consumidor.

“Este acordo multibilionário resultaria na Kroger engolindo a Albertsons e eliminaria a competição entre essas duas empresas das quais os compradores e trabalhadores sindicalizados dependem de uma só vez”, disse a advogada da FTC Susan A. Musser, conforme relatado pela Law360.

Uma fusão entre Albertsons e Kroger seria a maior já realizada para supermercados nos Estados Unidos e envolveria quase 5.000 lojas de alimentos em 48 estados e afetaria mais de 700.000 trabalhadores, de acordo com a FTC.

A FTC entrou com seu processo para bloquear a fusão proposta em fevereiro…. leia mais em Top Class Actions 02/09/2024