É difícil dizer com certeza o que o futuro reserva.

Sem o luxo de uma bola de cristal, os investidores devem encontrar oportunidades analisando o mercado. Há apenas um problema: o ciclo de notícias 24/7 é suficiente para fazer a cabeça de alguém girar.

Onde um investidor deve concentrar sua atenção, quando quase todos os novos empreendimentos devem ser a próxima grande novidade?

A poderosa influência das macro tendências 

O infográfico de hoje chega até nós da US Global Investors e destaca como a análise de tendências macro pode servir como uma ferramenta de investimento essencial.

Duas principais abordagens de investimento


Ao selecionar ações, muitos investidores se enquadram em um dos dois campos:

1. Investimento de cima para baixo

  • Analise tendências macroeconômicas.
  • Identifique setores e regiões específicos.
  • Escolha ações individuais com base nos fundamentos da empresa.
  • Considerando o envelhecimento da população chinesa, um investidor de cima para baixo pode optar por investir em ações de saúde chinesas.

2. Investimento de baixo para cima

  • Análises completas da empresa.
  • Selecione um estoque que esteja superando o desempenho de outros em seu setor.
  • Um investidor de baixo para cima poderia analisar a Home Depot e optar por investir se tivesse um desempenho forte em relação ao de Lowe.

Essas abordagens podem ser usadas separadamente ou até combinadas. Reduzir o zoom permite que os investidores identifiquem as grandes oportunidades. Em seguida, uma abordagem de baixo para cima pode encontrar as empresas que melhor capitalizam cada tendência.

O que é uma tendência macro?
Uma tendência macro é uma mudança direcional de longo prazo que afeta uma grande população, geralmente em escala global. Por exemplo, as mudanças climáticas estão afetando as indústrias de maneiras positivas e negativas. Embora as indústrias “verdes” tenham visto um aumento no apoio, as estações de esqui devem ter 50% mais curtas no inverno até 2050.

Existem algumas maneiras principais de identificar macrotendências:.. Leia mais em visualcapitalist 10/04/2019