A Constellation Software, um grande grupo canandense especializado em aquisições de empresas de software, anunciou a compra da MXM Sistemas, uma carioca considerada um player de médio porte no mercado de ERP.

O negócio foi fechado pela Vela Latam, uma das marcas do grupo. O valor e os termos da transação não foram revelados.

Fundada em 1990, a Vela Software tem sede no Rio de Janeiro e é parceira de marcas como AWS, Oracle e Microsoft. Entre seus clientes, estão nomes como Dasa, Auxiliadora Predial, Valid, Senac, Sesc e Serpro.

Com a venda, a MXM Sistemas continuará a operar sob a liderança do CEO Guilherme Carrullo.

“A aquisição da MXM pela Vela Latam é mais do que uma expansão; é uma multiplicação de forças. Estamos combinando nossa expertise local com o alcance global da Vela para explorar novas fronteiras tecnológicas”, afirma Carrullo.

‏Segundo a ‎Vela Latam, a aquisição reflete a sua confiança no potencial da MXM Sistemas de contribuir significativamente para o portfólio de tecnologias do grupo.

“O mercado brasileiro de software empresarial é vibrante e inovador. A MXM traz um histórico de excelência e uma equipe talentosa que certamente enriquecerá nosso grupo”, afirma Paulo Felipe Martins, CEO da Vela Latam.

O negócio também visa a fortalecer e expandir a presença da Vela LatAm no Brasil e na América Latina.‎

No mercado desde 1995 e com sede em Toronto, o grupo Constellation Software conta com mais mil empresas de software adquiridas em seu portfólio. A receita total gira em torno de US$ 4 bilhões.

O modelo de negócio é adquirir companhias de software de nicho, visando ter ganho de escala concentrando atividades meio e promovendo vendas cruzadas.

No Brasil, a Constellation começou a fazer aquisições em 2019, parecendo apostar em empresas com um perfil comum de expertise nas particularidades jurídicas e tributárias do país. Ao todo, foram 15 aquisições, nem todas elas divulgadas.

Entre os negócios conhecidos, estão a Kurier e a Aurum, uma companhia pernambucana e outra catarinense, ambas focadas em software jurídico; a Apdata, de soluções de gestão de recursos humanos; e a Escriba, paranaense de software especializada em sistemas para a área notarial e registral.

Recentemente, o grupo anunciou a compra da Metadados, uma empresa tradicional no segmento de software para recursos humanos com sede em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha...Leia mais ema baguete 12/06/2024