A Cosan anunciou que manterá sua participação de 4,9% na gigante da mineração de ferro Vale, mesmo afirmando que iria adquirir uma fatia maior da companhia caso conseguisse a devida aprovação regulatória do CADE.

O presidente-executivo da Cosan, Luis Henrique Guimarães, disse em entrevista que a holding brasileira está confortável com sua participação atual, adquirida no ano passado. Na época, a Cosan disse que pretendia aumentar sua participação se o regulador de concorrência do Brasil aprovasse. O CADE, órgão regulamentador responsável, posteriormente deu permissão à empresa para aumentar sua participação.

Nossa posição é bastante sólida em 4,9% e é onde queremos ficar”, disse Guimarães em entrevista ao The Wall Street Journal. “Estamos muito confortáveis ​​que a posição que construímos é do tamanho certo.”

Cosan anuncia que vai manter sua posição de 4 9% na Vale

Ainda de acordo com Guimarães o investimento da Cosan na Vale completa um plano da companhia que almeja investir em cinco áreas-chave da economia brasileira: produção agrícola, petróleo e gás, mineração, energia renovável e créditos de carbono.

A Cosan não tem investido diretamente em todos esses setores, mas atua em setores que se beneficiam de todos eles direta ou indiretamente, disse. O portfólio atual da Cosan inclui a empresa de logística Rumo, a produtora de lubrificantes Moove, a fabricante de açúcar e etanol Raizen e a fornecedora de gás natural Compass… leia mais em BM&CNEWS 15/03/2023