O Credit Suisse deu mais um passo para se desfazer da unidade de produtos securitizados que tem pesado sobre seus indicadores de capital. Os ativos brutos de US$ 75 bilhões dessa área representam quase um décimo do balanço do Credit Suisse. O banco disse nesta terça-feira que chegou a um acordo definitivo para vender uma parte significativa desse negócio e algumas operações relacionadas à Apollo Global Management.

A Apollo também administrará os cerca de US$ 20 bilhões em ativos remanescentes que terá após a operação, cuja receita ajudará a pagar pela saída do negócio. Algumas outras carteiras estão sendo vendidas separadamente.

Credit Suisse vende divisão

A venda é parte fundamental da mais recente reestruturação do Credit Suisse. O banco está se remodelando para ser menor e atuar com menos risco após uma sequência de perdas financeiras e escândalos.

O banco disse que sua posição de capital deve se fortalecer com a liberação de ativos e com um prêmio pago pela Apollo, preço que dependerá de alguns detalhes ainda em discussão. A Pacific Investment Management (Pimco) havia se unido à Apollo para a compra, mas não deu continuidade à avaliação e ficou de fora do acordo anunciado hoje… leia mais em Pipeline 15/11/2022